sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Boas Ideias para Aprender se Divertindo


Educador não precisa convencer, só mostrar evidências...
 Livros com Gravuras
É o tipo de literatura que têm uma maior aceitação entre a maioria das crianças., No entanto, se alguns critérios básicos não são considerados, todo nosso esforço em incentivá-las à leitura pode terminar antes mesmo de comerçarmos. Então, além de boa vontade, de mais conhecimento técnico sobre o assunto, não podemos abrir mão. 

Idade: 18 meses - 6 Anos
Série: Maternal, Básica, Pré-escola, etc.

O Que as Crianças Aprendem com os Livros Ilustrados?

Todas as Pesquisas evidenciam que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem fazer, quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura vida acadêmica.
A leitura em alto e bom tom, ajuda as crianças a entenderem o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário.
A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo. É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
Dicas para Atividades

0 a 3 anos
  • Pegue algumas marionetes, ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples, ou parte de um diálogo que faça parte da história.
    Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como: "Por que você está apontando para cima?"
  • Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
  • Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro. Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela: "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?" Depois de apresentar alguns enigmas, peça para seu filho criar alguns ele mesmo.
  • À medida que você lê a história com seu filho, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da trama. Peça para que fixe sua atenção nestes detalhes durante toda leitura. Peça para ele depois imaginar como a história seria diferente, se estes objetos ou pessoas, não fizessem parte do conto.
5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
  • Peça a sua criança para lhe dizer o que, ao ver cada página do livro, ela sente, e o por quê. Peça para que reflita e analise como as cores, os personagens, o enrêdo, a sequência, ou outros elementos, ajudam no rumo que a história toma.

0 comentários :

Postar um comentário