O Educador para ensinar liberdade também precisa ser livre...
As Coleções
De longe, é o hábito de colecionarqualquer
coisa, uma das atividades lúdicas, com um dos mais acentuados
potenciais cognitivos que existe. O educador que deseja criar em seus
alunos o Espírito de Organização, deve considerar o uso das Coleções para este fim.
As qualidades que pode-se trabalhar conjuntamente são muitas. Estude cadaTema, descubra do que as crianças gostam e veja os resultados.
Idade: 6 Anos e acima
Série: A partir da Alfabetização
O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?
Estudos de comportamento comprovam que, as
crianças, que têm ou mantém uma coleção como passatempo, são mais
organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, dotadas de
maior autoestima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais
desafios, e são de longe, mais seguras de si que as demais que não
cultivam esse hábito.
O passatempo de colecionar alguma coisa,
dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que
ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio
social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências.
Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua
Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
Dentre os vários tipos de coleções, a
Filatelia e os Quadrinhos, merecem um destaque especial, pela sua
excelente abordagem cognitiva entre os públicos de todas as faixas
etárias.
Os quadrinhos, desenvolvem no colecionador
um gosto acentuado pela leitura e pesquisa, além de torná-los mais bem
informadas e críticos. Através dos quadrinhos muitas crianças aprendem a
ler. Tanto pelo apelo dos personagens, com os quais muitas delas criam
uma profunda empatia, como também pelo aspecto gráfico das publicações,
sempre com muitas ilustrações, excelência no acabamento e preço popular.
Outro ponto positivo é o mundo de fantasia das histórias, onde elas
podem se imaginar como partes integrantes daquele universo cheio de
aventuras, onde as coisas sempre acabam bem, sendo também uma forma de
trabalhar o estado de abstração, a imaginação, e ainda capaz de criar um
repertório mental considerável para o exercício da criatividade.
Colecionar Selos é um hábito que, de muito
tempo já se sabe, possui um grande poder anti-estressante e relaxante
sobre quem o pratica, além de enriquecer culturalmente de todas as
formas o colecionador. Conta-se que o primeiro colecionador, um inglês,
ao adotar a prática, ficou curado do seu estado de ansiedade mórbida que
lhe era crônico.
Através das coleções de selos, cria-se o
senso de organização, aprende-se muita geografia, história, ciências,
artes, costumes, e ajuda a conhecer melhor o mundo onde vivemos. A
história dos países e dos povos torna-se mais clara. A história do
próprio País onde se vive ganha destaque extra, juntamente com as datas
importantes, os personagens mais ilustres, etc.
Assim, não importa que objetos a criança
vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma
opção para preencher aqueles períodos de ociosidade, com alguma coisa
capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem
objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai
significar muito no seu futuro.
Outra coisa que deve ser mencionada. Como
não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e
convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu
círculo relacionamentos para troca de objetos.
Inicialmente uma Coleção deve começar como
um hábito sem fins lucrativos. A ideia é que a criança desenvolva como
disciplina, como um motivo para se organizar mais, ser mais responsável,
aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus
próprios objetivos na vida.
Dicas para Atividades
6 a 12 anos
- Descubra qual o assunto que sua criança mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração. Peça para que ela escreva isto no caderno. Conte então a ela a história daquela figurinha.
- Motive sua criança a pesquisar o biografia dos autores dos quadrinhos, como os desenhistas, redatores e criadores, e mesmo qual a motivação de cada publicação. Pesquise e mostre a ela através de pequenas oficinas caseiras, como são feitos os quadrinhos, e se possível, agende uma visita a uma Editora de verdade. Encorage-a também a conhecer o origem dos seus personagens favoritos, descobrindo suas manias, sua personalidade, onde e como vivem, se estudam, se trabalham, o que gostam de comer, onde gostam de tirar férias, etc. Converse sobre estas coisas, sobre comportamentos, com ela.
Crie um jogo de memória diferente com os
Selos. Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, por
exemplo, sobre geografia, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça
para que a criança forme pares não iguais com aqueles que possuem
motivos semelhantes. Por exemplo, rios, ou montanhas, ou cidades, ou
mares. Depois tente formar pares com aqueles que tem uma ilustração que
seja o inverso da outra, exemplo: uma cidade e um campo, ou que se
complementam, como peixe e rio, e assim por diante.
O Educador para ensinar liberdade também precisa ser livre...
As Coleções
De longe, é o hábito de colecionarqualquer
coisa, uma das atividades lúdicas, com um dos mais acentuados
potenciais cognitivos que existe. O educador que deseja criar em seus
alunos o Espírito de Organização, deve considerar o uso das Coleções para este fim.
As qualidades que pode-se trabalhar conjuntamente são muitas. Estude cadaTema, descubra do que as crianças gostam e veja os resultados.
Idade: 6 Anos e acima
Série: A partir da Alfabetização
O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?
Estudos de comportamento comprovam que, as
crianças, que têm ou mantém uma coleção como passatempo, são mais
organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, dotadas de
maior autoestima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais
desafios, e são de longe, mais seguras de si que as demais que não
cultivam esse hábito.
O passatempo de colecionar alguma coisa,
dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que
ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio
social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências.
Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua
Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
Dentre os vários tipos de coleções, a
Filatelia e os Quadrinhos, merecem um destaque especial, pela sua
excelente abordagem cognitiva entre os públicos de todas as faixas
etárias.
Os quadrinhos, desenvolvem no colecionador
um gosto acentuado pela leitura e pesquisa, além de torná-los mais bem
informadas e críticos. Através dos quadrinhos muitas crianças aprendem a
ler. Tanto pelo apelo dos personagens, com os quais muitas delas criam
uma profunda empatia, como também pelo aspecto gráfico das publicações,
sempre com muitas ilustrações, excelência no acabamento e preço popular.
Outro ponto positivo é o mundo de fantasia das histórias, onde elas
podem se imaginar como partes integrantes daquele universo cheio de
aventuras, onde as coisas sempre acabam bem, sendo também uma forma de
trabalhar o estado de abstração, a imaginação, e ainda capaz de criar um
repertório mental considerável para o exercício da criatividade.
Colecionar Selos é um hábito que, de muito
tempo já se sabe, possui um grande poder anti-estressante e relaxante
sobre quem o pratica, além de enriquecer culturalmente de todas as
formas o colecionador. Conta-se que o primeiro colecionador, um inglês,
ao adotar a prática, ficou curado do seu estado de ansiedade mórbida que
lhe era crônico.
Através das coleções de selos, cria-se o
senso de organização, aprende-se muita geografia, história, ciências,
artes, costumes, e ajuda a conhecer melhor o mundo onde vivemos. A
história dos países e dos povos torna-se mais clara. A história do
próprio País onde se vive ganha destaque extra, juntamente com as datas
importantes, os personagens mais ilustres, etc.
Assim, não importa que objetos a criança
vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma
opção para preencher aqueles períodos de ociosidade, com alguma coisa
capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem
objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai
significar muito no seu futuro.
Outra coisa que deve ser mencionada. Como
não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e
convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu
círculo relacionamentos para troca de objetos.
Inicialmente uma Coleção deve começar como
um hábito sem fins lucrativos. A ideia é que a criança desenvolva como
disciplina, como um motivo para se organizar mais, ser mais responsável,
aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus
próprios objetivos na vida.
Dicas para Atividades
6 a 12 anos
- Descubra qual o assunto que sua criança mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração. Peça para que ela escreva isto no caderno. Conte então a ela a história daquela figurinha.
- Motive sua criança a pesquisar o biografia dos autores dos quadrinhos, como os desenhistas, redatores e criadores, e mesmo qual a motivação de cada publicação. Pesquise e mostre a ela através de pequenas oficinas caseiras, como são feitos os quadrinhos, e se possível, agende uma visita a uma Editora de verdade. Encorage-a também a conhecer o origem dos seus personagens favoritos, descobrindo suas manias, sua personalidade, onde e como vivem, se estudam, se trabalham, o que gostam de comer, onde gostam de tirar férias, etc. Converse sobre estas coisas, sobre comportamentos, com ela.
Crie um jogo de memória diferente com os
Selos. Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, por
exemplo, sobre geografia, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça
para que a criança forme pares não iguais com aqueles que possuem
motivos semelhantes. Por exemplo, rios, ou montanhas, ou cidades, ou
mares. Depois tente formar pares com aqueles que tem uma ilustração que
seja o inverso da outra, exemplo: uma cidade e um campo, ou que se
complementam, como peixe e rio, e assim por diante.
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