sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Boas Ideias para Aprender se Divertindo


criança com brinquedos
O Educador para ensinar liberdade também precisa ser livre...
 As Coleções
De longe, é o hábito de colecionarqualquer coisa, uma das atividades lúdicas, com um dos mais acentuados potenciais cognitivos que existe. O educador que deseja criar em seus alunos o Espírito de Organização, deve considerar o uso das Coleções para este fim. 

As qualidades que pode-se trabalhar conjuntamente são muitas. Estude cadaTema, descubra do que as crianças gostam e veja os resultados. 

Idade: 6 Anos e acima
Série: A partir da Alfabetização

O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?

Estudos de comportamento comprovam que, as crianças, que têm ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, dotadas de maior autoestima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios, e são de longe, mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito.
O passatempo de colecionar alguma coisa, dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
Dentre os vários tipos de coleções, a Filatelia e os Quadrinhos, merecem um destaque especial, pela sua excelente abordagem cognitiva entre os públicos de todas as faixas etárias.
Os quadrinhos, desenvolvem no colecionador um gosto acentuado pela leitura e pesquisa, além de torná-los mais bem informadas e críticos. Através dos quadrinhos muitas crianças aprendem a ler. Tanto pelo apelo dos personagens, com os quais muitas delas criam uma profunda empatia, como também pelo aspecto gráfico das publicações, sempre com muitas ilustrações, excelência no acabamento e preço popular. Outro ponto positivo é o mundo de fantasia das histórias, onde elas podem se imaginar como partes integrantes daquele universo cheio de aventuras, onde as coisas sempre acabam bem, sendo também uma forma de trabalhar o estado de abstração, a imaginação, e ainda capaz de criar um repertório mental considerável para o exercício da criatividade.
Colecionar Selos é um hábito que, de muito tempo já se sabe, possui um grande poder anti-estressante e relaxante sobre quem o pratica, além de enriquecer culturalmente de todas as formas o colecionador. Conta-se que o primeiro colecionador, um inglês, ao adotar a prática, ficou curado do seu estado de ansiedade mórbida que lhe era crônico.
Através das coleções de selos, cria-se o senso de organização, aprende-se muita geografia, história, ciências, artes, costumes, e ajuda a conhecer melhor o mundo onde vivemos. A história dos países e dos povos torna-se mais clara. A história do próprio País onde se vive ganha destaque extra, juntamente com as datas importantes, os personagens mais ilustres, etc.
Assim, não importa que objetos a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade, com alguma coisa capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai significar muito no seu futuro.
Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.
Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A ideia é que a criança desenvolva como disciplina, como um motivo para se organizar mais, ser mais responsável, aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus próprios objetivos na vida.
Dicas para Atividades

6 a 12 anos
  • Descubra qual o assunto que sua criança mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração. Peça para que ela escreva isto no caderno. Conte então a ela a história daquela figurinha.
  • Crie um jogo de memória diferente com os Selos. Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, por exemplo, sobre geografia, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça para que a criança forme pares não iguais com aqueles que possuem motivos semelhantes. Por exemplo, rios, ou montanhas, ou cidades, ou mares. Depois tente formar pares com aqueles que tem uma ilustração que seja o inverso da outra, exemplo: uma cidade e um campo, ou que se complementam, como peixe e rio, e assim por diante.
  • Motive sua criança a pesquisar o biografia dos autores dos quadrinhos, como os desenhistas, redatores e criadores, e mesmo qual a motivação de cada publicação. Pesquise e mostre a ela através de pequenas oficinas caseiras, como são feitos os quadrinhos, e se possível, agende uma visita a uma Editora de verdade. Encorage-a também a conhecer o origem dos seus personagens favoritos, descobrindo suas manias, sua personalidade, onde e como vivem, se estudam, se trabalham, o que gostam de comer, onde gostam de tirar férias, etc. Converse sobre estas coisas, sobre comportamentos, com ela.

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