Os Livros de Ficção


criança e mãe
O bom educador é flexível por natureza...
 Os Livros de Ficção
É o tipo de literatura que têm uma maior aceitação entre as crianças com mais idade. As sugestões dadas a seguir não esgotam as opções disponíveis. Crie as suas, diversifique, promova debates entre as crianças com você no centro, como mediadora ativa. A sua presença e opiniões irá enriquecer o debate, e motivá-las a ir mais adiante, uma vez que sentirão que aquilo é uma coisa importante. 

Idade: 6 Anos e acima
Série: Melhor, fundamental e acima

O Que as Crianças Aprendem com os Livros?

Cada um dos muitos tipos de ficção tem seu próprio especial valor. A Ficção Histórica mostra a informação real vista de um ângulo muito mais íntimo e pessoal, tornando mais fácil para os leitores assimilarem o material lido.
Poesias exploram os sons e a harmonia da linguagem. Literatura permite que as crianças viajem através do tempo, visitem terras e lugares distantes, e entrem em mundos de fantasia e do faz-de-conta.
Livros de auto-ajuda infantil, apesar de não se enquadrarem no gênero Ficção, esclarecem de forma singular pequenos conflitos e ajudam elas a se conhecerem melhor.
Os livros de ficção ajudam a criança a expandir seu repertório criativo ao entrar em contato com aquelas "realidades" simbólicas, criadas pela imaginação do autor. Isso faz surgir em sua mente um lastro significativo de novas opções, que ela irá considerar em seu processo de pensar.
Dicas para Atividades

Primeira e Segunda Série
  • Faça uma Representação para a criança, da História ou poema que ela mais gosta. Cada membro da família pode participar de um ou mais papéis. Procure na casa objetos que possam servir para representar os muitos sons (sonoplastia) das gravuras que estão nos livros, tais como, barulho de água da chuva, buzinas, objetos caindo, etc.
    Encorage sua criança a formular ideias de como poderia ser a sequência da história que está lendo. Como sugestão, peça que ela escreva ao autor do livro contando sua ideia e inclua na carta ilustrações feitas por ela mesmo. Na maioria das vezes eles respondem. Eles possuem uma acessoria de relacionamento com os leitores para este fim, e isso irá melhorar, e muito, a relação da criança com a leitura, e os livros.
Terceira e Quarta Série
  • Faça um concurso de Leitura Dramática com a família e amigos usando diferentes seções do livro. Incentive aqueles participantes a usarem as expressões mais apropriadas, variem seu tom de voz de acordo com o tipo e papel do personagem na história, falem alto e claro, ou leiam usando gestos, ou pantomimas, que enriqueçam o texto.
  • Faça um jogo de tabuleiro num pedaço de cartolina ou cartão grosso. Desenhe um caminho com pequenos quadrados por onde os jogadores possam caminhar, e crie ilustrações ou escreva textos que possam representar uma sequência dos eventos da história. Pegue algumas peças de outro jogo ou faça suas próprias com massa de modelar. Use um dado ou um pequeno disco giratório, que seja capaz de determinar quantas casas os jogadores vão avançar à cada vez no tabuleiro. Crie casas premiadas, que permitam ao jogar obter vantagens extras, ou casas onde o jogador seja punido com penalidades, tais como, ficar sem jogar uma vez, voltar casas, etc., para ficar mais emocionante.
Quinta e Sexta Série e Acima
  • Encorage sua criança a formar um clube do livro com seus amigos. Combine para que as crianças se reunam antes, durante e após a leitura de uma obra. Um debate dessa natureza após uma leitura é um verdadeiro treinamento para trabalhos em equipe, convívio social amigável, entre outros. Durante o evento, sirva um lanche. Isso fará com que se sintam ainda mais à vontade naquele ambiente.
  • Se este livro foi baseado em um show de televisão ou um filme, qual seria o tema musical mais apropriado? Imagine uma melodia familiar, ou acrescente uma letra a uma canção original, que adequadamente descreva detalhes do livro.


criança e mãe
O bom educador é flexível por natureza...
 Os Livros de Ficção
É o tipo de literatura que têm uma maior aceitação entre as crianças com mais idade. As sugestões dadas a seguir não esgotam as opções disponíveis. Crie as suas, diversifique, promova debates entre as crianças com você no centro, como mediadora ativa. A sua presença e opiniões irá enriquecer o debate, e motivá-las a ir mais adiante, uma vez que sentirão que aquilo é uma coisa importante. 

Idade: 6 Anos e acima
Série: Melhor, fundamental e acima

O Que as Crianças Aprendem com os Livros?

Cada um dos muitos tipos de ficção tem seu próprio especial valor. A Ficção Histórica mostra a informação real vista de um ângulo muito mais íntimo e pessoal, tornando mais fácil para os leitores assimilarem o material lido.
Poesias exploram os sons e a harmonia da linguagem. Literatura permite que as crianças viajem através do tempo, visitem terras e lugares distantes, e entrem em mundos de fantasia e do faz-de-conta.
Livros de auto-ajuda infantil, apesar de não se enquadrarem no gênero Ficção, esclarecem de forma singular pequenos conflitos e ajudam elas a se conhecerem melhor.
Os livros de ficção ajudam a criança a expandir seu repertório criativo ao entrar em contato com aquelas "realidades" simbólicas, criadas pela imaginação do autor. Isso faz surgir em sua mente um lastro significativo de novas opções, que ela irá considerar em seu processo de pensar.
Dicas para Atividades

Primeira e Segunda Série
  • Faça uma Representação para a criança, da História ou poema que ela mais gosta. Cada membro da família pode participar de um ou mais papéis. Procure na casa objetos que possam servir para representar os muitos sons (sonoplastia) das gravuras que estão nos livros, tais como, barulho de água da chuva, buzinas, objetos caindo, etc.
    Encorage sua criança a formular ideias de como poderia ser a sequência da história que está lendo. Como sugestão, peça que ela escreva ao autor do livro contando sua ideia e inclua na carta ilustrações feitas por ela mesmo. Na maioria das vezes eles respondem. Eles possuem uma acessoria de relacionamento com os leitores para este fim, e isso irá melhorar, e muito, a relação da criança com a leitura, e os livros.
Terceira e Quarta Série
  • Faça um concurso de Leitura Dramática com a família e amigos usando diferentes seções do livro. Incentive aqueles participantes a usarem as expressões mais apropriadas, variem seu tom de voz de acordo com o tipo e papel do personagem na história, falem alto e claro, ou leiam usando gestos, ou pantomimas, que enriqueçam o texto.
  • Faça um jogo de tabuleiro num pedaço de cartolina ou cartão grosso. Desenhe um caminho com pequenos quadrados por onde os jogadores possam caminhar, e crie ilustrações ou escreva textos que possam representar uma sequência dos eventos da história. Pegue algumas peças de outro jogo ou faça suas próprias com massa de modelar. Use um dado ou um pequeno disco giratório, que seja capaz de determinar quantas casas os jogadores vão avançar à cada vez no tabuleiro. Crie casas premiadas, que permitam ao jogar obter vantagens extras, ou casas onde o jogador seja punido com penalidades, tais como, ficar sem jogar uma vez, voltar casas, etc., para ficar mais emocionante.
Quinta e Sexta Série e Acima
  • Encorage sua criança a formar um clube do livro com seus amigos. Combine para que as crianças se reunam antes, durante e após a leitura de uma obra. Um debate dessa natureza após uma leitura é um verdadeiro treinamento para trabalhos em equipe, convívio social amigável, entre outros. Durante o evento, sirva um lanche. Isso fará com que se sintam ainda mais à vontade naquele ambiente.
  • Se este livro foi baseado em um show de televisão ou um filme, qual seria o tema musical mais apropriado? Imagine uma melodia familiar, ou acrescente uma letra a uma canção original, que adequadamente descreva detalhes do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário