No entanto, é preciso considerar que nenhuma capacidade de leitura é mobilizada no vazio, mas sempre em função da materialidade textual. Assim, se o texto for mais complexo ou extenso, o processo de localização da informação solicitada – e a decorrente atribuição de sentido - poderá ser igualmente mais complexo.
A habilidade de localizar informações explícitas em um texto ou gravuras é a que vem se revelando mais simples para os alunos, enquanto as demais habilidades são mais lentamente desenvolvidas.
Consiste na capacidade de o leitor, a partir das marcas/pistas e sinais gráficos dispostas na superfície textual, ou seja, de dados explícitos, encontrar informações de que necessita, a fim de atender a diferentes propósitos comunicativos:
➤ Responder a questões formuladas pelo professor;
➤ Validar suas respostas, apontando a localização da informação no texto;
➤ Conferir se o que entendeu é o que realmente consta no texto,
entre outros.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
A
capacidade de localizar informações explícitas no texto é fundamental
para a constituição da proficiência leitora e deve ser objeto de ensino,
desde os primeiros anos de escolarização, já no processo de
alfabetização. Muitos consideram essa capacidade a mais simples de
todas.
No entanto, é preciso considerar que nenhuma capacidade de leitura é mobilizada no vazio, mas sempre em função da materialidade textual. Assim, se o texto for mais complexo ou extenso, o processo de localização da informação solicitada – e a decorrente atribuição de sentido - poderá ser igualmente mais complexo.
A habilidade de localizar informações explícitas em um texto ou gravuras é a que vem se revelando mais simples para os alunos, enquanto as demais habilidades são mais lentamente desenvolvidas.
Consiste na capacidade de o leitor, a partir das marcas/pistas e sinais gráficos dispostas na superfície textual, ou seja, de dados explícitos, encontrar informações de que necessita, a fim de atender a diferentes propósitos comunicativos:
➤ Responder a questões formuladas pelo professor;
➤ Validar suas respostas, apontando a localização da informação no texto;
➤ Conferir se o que entendeu é o que realmente consta no texto,
entre outros.
No entanto, é preciso considerar que nenhuma capacidade de leitura é mobilizada no vazio, mas sempre em função da materialidade textual. Assim, se o texto for mais complexo ou extenso, o processo de localização da informação solicitada – e a decorrente atribuição de sentido - poderá ser igualmente mais complexo.
A habilidade de localizar informações explícitas em um texto ou gravuras é a que vem se revelando mais simples para os alunos, enquanto as demais habilidades são mais lentamente desenvolvidas.
Consiste na capacidade de o leitor, a partir das marcas/pistas e sinais gráficos dispostas na superfície textual, ou seja, de dados explícitos, encontrar informações de que necessita, a fim de atender a diferentes propósitos comunicativos:
➤ Responder a questões formuladas pelo professor;
➤ Validar suas respostas, apontando a localização da informação no texto;
➤ Conferir se o que entendeu é o que realmente consta no texto,
entre outros.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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