Sequência de atividades com o tema Páscoa

Trabalhando com receita

1- Na roda de conversa, pergunte aos alunos sobre o que eles acham que é a Páscoa. Certamente vão falar sobre vários significados e inclusive sobre o coelho e os ovos de chocolate. Registre os conhecimentos prévios da crianças sobre Páscoa e trabalhe com estas hipóteses todos os dias.

2- Para esta sequência de atividades vamos utilizar o significado do Ovo de Páscoa:

"De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte.  


Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.  Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos.  Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças."

Converse com seus alunos sobre o significado do ovo de Páscoa e pergunte se eles gostariam de, no lugar dos ovinhos, fazer docinhos de chocolate para presentear os amigos.

3- Escreva a receita em um cartaz com letra bastão:

DOCINHOS DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

2 LATAS DE LEITE CONDENSADO
1 LATA DE LEITE EM PÓ
1 LATA DE CHOCOLATE EM PÓ
UMA XÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR

MODO DE PREPARO: 

COLOQUE EM UMA TIGELA TODOS OS INGREDIENTES E MISTURE BEM A MASSA. AMASSE TUDO, ENROLE O DOCINHO E PASSE-O EM CONFEITOS COLORIDOS. PRONTO, AGORA É SÓ EMBRULHAR PARA PRESENTE.



4-  Distribua cópias da receita para as crianças para que elas possam ler. Se eles ainda não sabem ler, leia para as crianças com a receita escrita na lousa ou em um cartaz com letra em bastão. Os alunos vão acompanhando a leitura da receita.

5- Organizar a sala de aula com tudo o que vão utilizar, inclusive nesse momento reforce os conceitos de higiene.

6- Você pode começar a receita com as crianças lendo ou dizendo os ingredientes para ver se estão faltando algum deles.

7- No modo de preparo, peça ajuda a alguns alunos para misturar os ingredientes e  incentive a participação de cada criança enrolando os docinhos, enfeitando-os com confeitos e embrulhando-os.

8- Por último as crianças vão presentear um amigo.

Trabalhando com receita

1- Na roda de conversa, pergunte aos alunos sobre o que eles acham que é a Páscoa. Certamente vão falar sobre vários significados e inclusive sobre o coelho e os ovos de chocolate. Registre os conhecimentos prévios da crianças sobre Páscoa e trabalhe com estas hipóteses todos os dias.

2- Para esta sequência de atividades vamos utilizar o significado do Ovo de Páscoa:

"De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte.  


Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.  Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos.  Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças."

Converse com seus alunos sobre o significado do ovo de Páscoa e pergunte se eles gostariam de, no lugar dos ovinhos, fazer docinhos de chocolate para presentear os amigos.

3- Escreva a receita em um cartaz com letra bastão:

DOCINHOS DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

2 LATAS DE LEITE CONDENSADO
1 LATA DE LEITE EM PÓ
1 LATA DE CHOCOLATE EM PÓ
UMA XÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR

MODO DE PREPARO: 

COLOQUE EM UMA TIGELA TODOS OS INGREDIENTES E MISTURE BEM A MASSA. AMASSE TUDO, ENROLE O DOCINHO E PASSE-O EM CONFEITOS COLORIDOS. PRONTO, AGORA É SÓ EMBRULHAR PARA PRESENTE.



4-  Distribua cópias da receita para as crianças para que elas possam ler. Se eles ainda não sabem ler, leia para as crianças com a receita escrita na lousa ou em um cartaz com letra em bastão. Os alunos vão acompanhando a leitura da receita.

5- Organizar a sala de aula com tudo o que vão utilizar, inclusive nesse momento reforce os conceitos de higiene.

6- Você pode começar a receita com as crianças lendo ou dizendo os ingredientes para ver se estão faltando algum deles.

7- No modo de preparo, peça ajuda a alguns alunos para misturar os ingredientes e  incentive a participação de cada criança enrolando os docinhos, enfeitando-os com confeitos e embrulhando-os.

8- Por último as crianças vão presentear um amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário