Plano de aula: "Quem mora na casinha?" Plano de aula: Quem mora na casinha? Tema: cores e formas. Disciplina: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática musica e corpo e movimento. Público: berçário II, 2 e 3 a anos. Duração: 4 dias. Objetivo geral: - Estimular a memória ,a percepção visual, atenção. Objetivos específicos: - Conhecer cores e formas; - Conhecer a função social dos números, diferenciar números, letras e desenhos; - Desenvolver a percepção auditiva; - Ouvir com atenção; - Ler a letra da música; - Relacionar as cores; - Perceber a intencionalidade da escrita como forma de comunicação, perceber semelhança na oralidade entre palavras, diferenciar letras de números e de desenhos, perceber rimas nas palavras; - Escrever palavras; - Reescrever a letra da música; - Ouvir a música; - Leitura da música; - Expressar, memorizar e reproduzir oralmente jogos verbais, poesia e música, com entonação e ritmo; - Cantar a música; - Memorizar as casas x animais x ordenação; - Compreensão e interpretação; - Escrita de palavras: nome dos animais e cores; - Reescrita da música, conforme a imaginação das crianças; - Confecção das casinhas e animais. - Aprendendo as cores através de brincadeiras; - Compreender o princípio alfabético que regula o sistema de escrita do Português, representado por sons ou fonemas e não sílabas; - Associar o som à imagem; - Conviver com animais de estimação, interagir com mediadores pedagógicos e compartilhá-los com o grupo, ouvir, contar e recontar histórias; - Reconhecer sequências rítmicas musicais, produzir novos sons, identificar objetos; - Dominar convenções gráficas; - Apropriar do Sistema de Escrita; - Identificar palavras em contextos diferentes; - Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.; - Ter noção de moradias; - Ampliar o vocabulário; - Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar; - Conhecer a utilidade da escrita, a apropriação de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliação e atualização; - Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação; - Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar; - Compreender e identificar o assunto principal de um texto e ser capaz de dizer o que compreendeu do texto; - Trabalhar números e quantidades; - Visualizar, comparar maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo; - Conhecer animais; - Reconhecer a importância dos animais; - Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação; - Familiarizar-se com a escrita, com as letras do alfabeto. Metodologia: 1°dia: - Num primeiro momento os alunos participarão de uma roda de conversa sobre o tema proposto. - Apresentação do vídeo "Quem mora na casinha?"; - Após relato sobre o vídeo, explorar cores, animais e moradias; - Em seguida desenho livre sobre o que entenderam do vídeo. 2°dia: - Rever o vídeo; - Apresentação das cores de cada casinha e seu animal; - Montagem do painel com as casinhas de papel cartão com a cor correspondente a cada casa; - Colocar cada animal cada um em sua casinha. 3°dia: - Rever o vídeo; - Cantar a música quem mora na casinha e pedir ajuda as crianças para colocar os animais em suas casinhas; - Numerar as casinhas. 4°dia: - Explorar a ordem decrescente das casinhas, as cores tamanhos e formatos. Observação: todos os dias rever vídeo e trabalhar no painel a ordem das cores e os animais. Avaliação: - Será realizada através da observação da participação de cada criança e da assimilação de cada criança.

Plano de aula: "Quem mora na casinha?"

Plano de aula: 
Quem mora na casinha?

Tema: cores e formas.

Disciplina: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática musica e corpo e movimento.

Público: berçário II, 2 e 3 a anos.

Duração: 4 dias.

Objetivo geral: 
- Estimular a memória ,a percepção visual, atenção.

Objetivos específicos:
- Conhecer cores e formas;
- Conhecer a função social dos números, diferenciar números, letras e desenhos;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Ouvir com atenção;
- Ler a letra da música;
- Relacionar as cores;
- Perceber a intencionalidade da escrita como forma de comunicação, perceber
semelhança na oralidade entre palavras, diferenciar letras de números e de desenhos, perceber rimas nas palavras;
- Escrever palavras;
- Reescrever a letra da música;
- Ouvir a música;
- Leitura da música;
- Expressar, memorizar e reproduzir oralmente jogos verbais, poesia e música, com entonação e ritmo;
- Cantar a música;
- Memorizar as casas x animais x ordenação;
- Compreensão e interpretação;
- Escrita de palavras: nome dos animais e cores;
- Reescrita da música, conforme a imaginação das crianças;
- Confecção das casinhas e animais.
- Aprendendo as cores através de brincadeiras;
- Compreender o princípio alfabético que regula o sistema de escrita do Português,
representado por sons ou fonemas e não sílabas;
- Associar o som à imagem;
- Conviver com animais de estimação, interagir com mediadores pedagógicos e compartilhá-los com o grupo, ouvir, contar e recontar histórias;
- Reconhecer sequências rítmicas musicais, produzir novos sons, identificar objetos;
- Dominar convenções gráficas;
- Apropriar do Sistema de Escrita;
- Identificar palavras em contextos diferentes;
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
- Ter noção de moradias;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Conhecer a utilidade da escrita, a apropriação de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliação e atualização;

- Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;

- Compreender e identificar o assunto principal de um texto e ser capaz de dizer o que compreendeu do texto;
- Trabalhar números e quantidades;
- Visualizar, comparar maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo;
- Conhecer animais;
- Reconhecer a importância dos animais;
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação;
- Familiarizar-se com a escrita, com as letras do alfabeto.

Metodologia:

1°dia:
- Num primeiro momento os alunos participarão de uma roda de conversa sobre o tema proposto.
- Apresentação do vídeo "Quem mora na casinha?";
- Após relato sobre o vídeo, explorar cores, animais e moradias;
- Em seguida desenho livre sobre o que entenderam do vídeo.

2°dia:
- Rever o vídeo;
- Apresentação das cores de cada casinha e seu animal;
- Montagem do painel com as casinhas de papel cartão com a cor correspondente a cada casa;
- Colocar cada animal cada um em sua casinha.

3°dia:
- Rever o vídeo;
- Cantar a música quem mora na casinha e pedir ajuda as crianças para colocar os animais em suas casinhas;
- Numerar as casinhas.

4°dia:
- Explorar a ordem decrescente das casinhas, as cores tamanhos e formatos.

Observação:  todos os dias rever  vídeo e trabalhar no painel a ordem das cores e os animais.

Avaliação:
- Será realizada através da observação da participação de cada criança e da assimilação de cada criança.

Plano de aula: "Quem mora na casinha?"

Plano de aula: 
Quem mora na casinha?

Tema: cores e formas.

Disciplina: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática musica e corpo e movimento.

Público: berçário II, 2 e 3 a anos.

Duração: 4 dias.

Objetivo geral: 
- Estimular a memória ,a percepção visual, atenção.

Objetivos específicos:
- Conhecer cores e formas;
- Conhecer a função social dos números, diferenciar números, letras e desenhos;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Ouvir com atenção;
- Ler a letra da música;
- Relacionar as cores;
- Perceber a intencionalidade da escrita como forma de comunicação, perceber
semelhança na oralidade entre palavras, diferenciar letras de números e de desenhos, perceber rimas nas palavras;
- Escrever palavras;
- Reescrever a letra da música;
- Ouvir a música;
- Leitura da música;
- Expressar, memorizar e reproduzir oralmente jogos verbais, poesia e música, com entonação e ritmo;
- Cantar a música;
- Memorizar as casas x animais x ordenação;
- Compreensão e interpretação;
- Escrita de palavras: nome dos animais e cores;
- Reescrita da música, conforme a imaginação das crianças;
- Confecção das casinhas e animais.
- Aprendendo as cores através de brincadeiras;
- Compreender o princípio alfabético que regula o sistema de escrita do Português,
representado por sons ou fonemas e não sílabas;
- Associar o som à imagem;
- Conviver com animais de estimação, interagir com mediadores pedagógicos e compartilhá-los com o grupo, ouvir, contar e recontar histórias;
- Reconhecer sequências rítmicas musicais, produzir novos sons, identificar objetos;
- Dominar convenções gráficas;
- Apropriar do Sistema de Escrita;
- Identificar palavras em contextos diferentes;
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
- Ter noção de moradias;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Conhecer a utilidade da escrita, a apropriação de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliação e atualização;

- Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;

- Compreender e identificar o assunto principal de um texto e ser capaz de dizer o que compreendeu do texto;
- Trabalhar números e quantidades;
- Visualizar, comparar maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo;
- Conhecer animais;
- Reconhecer a importância dos animais;
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação;
- Familiarizar-se com a escrita, com as letras do alfabeto.

Metodologia:

1°dia:
- Num primeiro momento os alunos participarão de uma roda de conversa sobre o tema proposto.
- Apresentação do vídeo "Quem mora na casinha?";
- Após relato sobre o vídeo, explorar cores, animais e moradias;
- Em seguida desenho livre sobre o que entenderam do vídeo.

2°dia:
- Rever o vídeo;
- Apresentação das cores de cada casinha e seu animal;
- Montagem do painel com as casinhas de papel cartão com a cor correspondente a cada casa;
- Colocar cada animal cada um em sua casinha.

3°dia:
- Rever o vídeo;
- Cantar a música quem mora na casinha e pedir ajuda as crianças para colocar os animais em suas casinhas;
- Numerar as casinhas.

4°dia:
- Explorar a ordem decrescente das casinhas, as cores tamanhos e formatos.

Observação:  todos os dias rever  vídeo e trabalhar no painel a ordem das cores e os animais.

Avaliação:
- Será realizada através da observação da participação de cada criança e da assimilação de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário