Muitos professores tem grandes dúvidas na hora de montar o "Perfil da
Sala" ao iniciar sua carreira como professor ou por ter trabalhado um
bom tempo em escolas que não exigiam tal documento. Esse relatório é um
importante instrumento pedagógico para o educador realizar com mais
precisão as suas fichas de trabalho, os seus planos de aula e o seu
planejamento. O perfil da sala poderá fornecer informações importantes
para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo para facilitar a
compreensão de todos, ajudando assim em seu processo de aprendizagem.
Todos os dados que são registrados nesse relatório são confidencias, que
se destinam apenas para intervenções pedagógicas. Dessa forma, vale
salientar que deve ser evitado criar rótulos para alunos que apresentam
certos tipos de dificuldades, relatando de maneira concisa e séria os
problemas ocorridos em sala ou as dificuldades apresentadas pelos
alunos.
Abaixo tem um modelo desse relatório e em sequência como deve ser preenchido:
Nesse relatório o professor deverá descrever de forma concisa como é sua
turma, relatando como eles se comportam e como é o convívio entre eles.
Também deverá ser indicado se na sala possui algum caso de inclusão e
como o aluno se porta diante das atividades propostas e como é o
relacionamento dele com os demais alunos da sala.
A classe é composta por _____ meninos e _____ meninas. De modo geral a
sala é muito ______ (esforçada, esperta, comunicativa etc). O convívio
entre as crianças é tranquilo, demonstrando um bom relacionamento entre
todos. Além disso, gostam de participar e auxiliar os demais colegas
durante as atividades propostas.
Alguns alunos apresentam dificuldades na fala, demonstrando embaraço ao
se expressar e a pronunciar algumas palavras, o que é próprio de sua
idade. (Isso dependerá da turma em que você trabalha, avalie de acordo
com a faixa etária e série).
A sala é composta por um grupo heterogêneo, e também há um caso de
inclusão ________________________________ (se houver um caso, acrescente
detalhes relatando no campo, se não, basta apagar essa parte).
As crianças dessa sala são (agitadas, calmas, espertas, participativas,
desinteressados) e tem facilidade (dificuldade) em cuidar e organizar os
brinquedos, brincam de forma amigável, dividem os brinquedos, (brigam,
faz pirraça etc). Ocorreram poucos (muitos) casos destrutivos (briga,
bater, morder etc). Com os processos aplicados, as crianças aprenderam
(ou não) a dividir seus brinquedos e a trabalhar em equipe.
Sobre a adaptação, ela ocorreu de formal gradual. No início houve muita
resistência (ou não, explique o por que), demonstrando sua primeira
experiência em um ambiente escolar. Porém, desde o início, alguns já
apresentaram um comportamento afetuoso com os funcionários e professores
da escola, adaptando-se com facilidade à rotina escolar.
A princípio, a linguagem oral não era bem desenvolvida, sendo poucos os
que respondiam quando lhes eram perguntados. Foi difícil (fácil) criar
um vínculo de segurança para que falassem abertamente sem receio entre
os demais alunos e o professor.
Durante as atividades aplicadas, os alunos demonstraram ser bastante
participativos, realizando o que era proposto com atenção e zelo (ou
não, explique o por que). (Se tiver algum aluno com dificuldade,
inclua-o aqui e fale um pouco sobre essas dificuldades).
O(a) aluno(a) _______________ faltou muito durante o ano, prejudicando assim o seu desenvolvimento em relação aos demais alunos.
Em sua maior parte, os alunos obedecem e compreende as normas
combinadas, exigindo de seus colegas a mesma postura. Contudo, vez ou
outra, algum aluno quebra essas regras. Os alunos se adaptaram à rotina
da classe.
As famílias participaram ativamente (ou não) das atividades propostas
pela escola, como festas em datas comemorativas, projetos educacionais e
reuniões realizadas no decorrer do ano.
Em relação a aprendizagem, os alunos apresentaram uma evolução bem
grande desde o momento que começaram a estudar na sala (também poderá
descrever alguma dificuldade enfrentada ao longo do ano com a turma ou
com determinado aluno). As crianças demonstraram interesse pelas
atividades e participaram ativamente de cada uma delas.
Foi bem prazeroso trabalhar ao lado dessa turma, onde nota-se o
desenvolvimento afetivo e emocional entre todos, refletindo no
interesse, criatividade, espontaneidade, mostrando-se observadores e
questionadores em cada nova descoberta.
(cidade) , (dia) de (mês) de (ano) .
Muitos professores tem grandes dúvidas na hora de montar o "Perfil da
Sala" ao iniciar sua carreira como professor ou por ter trabalhado um
bom tempo em escolas que não exigiam tal documento. Esse relatório é um
importante instrumento pedagógico para o educador realizar com mais
precisão as suas fichas de trabalho, os seus planos de aula e o seu
planejamento. O perfil da sala poderá fornecer informações importantes
para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo para facilitar a
compreensão de todos, ajudando assim em seu processo de aprendizagem.
Todos os dados que são registrados nesse relatório são confidencias, que
se destinam apenas para intervenções pedagógicas. Dessa forma, vale
salientar que deve ser evitado criar rótulos para alunos que apresentam
certos tipos de dificuldades, relatando de maneira concisa e séria os
problemas ocorridos em sala ou as dificuldades apresentadas pelos
alunos.
Abaixo tem um modelo desse relatório e em sequência como deve ser preenchido:
Nesse relatório o professor deverá descrever de forma concisa como é sua
turma, relatando como eles se comportam e como é o convívio entre eles.
Também deverá ser indicado se na sala possui algum caso de inclusão e
como o aluno se porta diante das atividades propostas e como é o
relacionamento dele com os demais alunos da sala.
A classe é composta por _____ meninos e _____ meninas. De modo geral a
sala é muito ______ (esforçada, esperta, comunicativa etc). O convívio
entre as crianças é tranquilo, demonstrando um bom relacionamento entre
todos. Além disso, gostam de participar e auxiliar os demais colegas
durante as atividades propostas.
Alguns alunos apresentam dificuldades na fala, demonstrando embaraço ao
se expressar e a pronunciar algumas palavras, o que é próprio de sua
idade. (Isso dependerá da turma em que você trabalha, avalie de acordo
com a faixa etária e série).
A sala é composta por um grupo heterogêneo, e também há um caso de
inclusão ________________________________ (se houver um caso, acrescente
detalhes relatando no campo, se não, basta apagar essa parte).
As crianças dessa sala são (agitadas, calmas, espertas, participativas,
desinteressados) e tem facilidade (dificuldade) em cuidar e organizar os
brinquedos, brincam de forma amigável, dividem os brinquedos, (brigam,
faz pirraça etc). Ocorreram poucos (muitos) casos destrutivos (briga,
bater, morder etc). Com os processos aplicados, as crianças aprenderam
(ou não) a dividir seus brinquedos e a trabalhar em equipe.
Sobre a adaptação, ela ocorreu de formal gradual. No início houve muita
resistência (ou não, explique o por que), demonstrando sua primeira
experiência em um ambiente escolar. Porém, desde o início, alguns já
apresentaram um comportamento afetuoso com os funcionários e professores
da escola, adaptando-se com facilidade à rotina escolar.
A princípio, a linguagem oral não era bem desenvolvida, sendo poucos os
que respondiam quando lhes eram perguntados. Foi difícil (fácil) criar
um vínculo de segurança para que falassem abertamente sem receio entre
os demais alunos e o professor.
Durante as atividades aplicadas, os alunos demonstraram ser bastante
participativos, realizando o que era proposto com atenção e zelo (ou
não, explique o por que). (Se tiver algum aluno com dificuldade,
inclua-o aqui e fale um pouco sobre essas dificuldades).
O(a) aluno(a) _______________ faltou muito durante o ano, prejudicando assim o seu desenvolvimento em relação aos demais alunos.
Em sua maior parte, os alunos obedecem e compreende as normas
combinadas, exigindo de seus colegas a mesma postura. Contudo, vez ou
outra, algum aluno quebra essas regras. Os alunos se adaptaram à rotina
da classe.
As famílias participaram ativamente (ou não) das atividades propostas
pela escola, como festas em datas comemorativas, projetos educacionais e
reuniões realizadas no decorrer do ano.
Em relação a aprendizagem, os alunos apresentaram uma evolução bem
grande desde o momento que começaram a estudar na sala (também poderá
descrever alguma dificuldade enfrentada ao longo do ano com a turma ou
com determinado aluno). As crianças demonstraram interesse pelas
atividades e participaram ativamente de cada uma delas.
Foi bem prazeroso trabalhar ao lado dessa turma, onde nota-se o
desenvolvimento afetivo e emocional entre todos, refletindo no
interesse, criatividade, espontaneidade, mostrando-se observadores e
questionadores em cada nova descoberta.
(cidade) , (dia) de (mês) de (ano) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário