Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).
Nestas atividades os alunos deverão encontrar as sílabas iniciais, medianas e finais dos desenhos, as vogais iniciais e escrever o número de sílabas dos desenhos.
As atividades estão prontas para imprimir. No blog Mistura de Alegria, você vai encontrar diversas atividades de alfabetização.
Faça uma pesquisa do tema em questão na caixa de pesquisa que fica na barra lateral direita do blog.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Considerada
a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da
palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras,
rimas, aliterações, sílabas e fonemas.
Consciência fonológica é a
capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores
unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).
Nestas atividades os alunos deverão encontrar as sílabas iniciais, medianas e finais dos desenhos, as vogais iniciais e escrever o número de sílabas dos desenhos.
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Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).
Nestas atividades os alunos deverão encontrar as sílabas iniciais, medianas e finais dos desenhos, as vogais iniciais e escrever o número de sílabas dos desenhos.
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