Vamos ficar por dentro da
Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental-Anos iniciais, sobre
as competências, as práticas de linguagens, os objetos de conhecimentos e
as habilidades específicas para cada ano, através destes eixos
norteadores.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é
um documento de
caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo
a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e
desenvolvimento,
em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional
de Educação (PNE). Espera-se que a BNCC deve ser implementada nas
escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as
mudanças já começam a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos
Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Este documento normativo aplica-se exclusivamente
à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1,
e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que
visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)2.
1 BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Espera-se que a BNCC ajude a
superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o
fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo
e seja balizadora da qualidade da educação. Assim, para além da
garantia de acessoe permanência na escola, é necessário que sistemas,
redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental.
É imprescindível destacar
que as competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir,
inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para
as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no
desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos
termos da LDB.
AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
Na BNCC, competência é
definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais),
atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana,
do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
ESTRUTURA DA BNCC
Como é possível observar no exemplo apresentado, cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico cuja composição é explicada a seguir:
Vale destacar que o uso de
numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano ou
bloco de anos não representa uma ordem ou hierarquia esperada das
aprendizagens. A progressão das aprendizagens, que se explicita na
comparação entre os quadros relativos a cada ano (ou bloco de anos),
pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo
expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou
exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar
crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores –
que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares
aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.
Tal articulação precisa
prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o
desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física , matemática, geografia e história , no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.
Vamos ficar por dentro da
Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental-Anos iniciais, sobre
as competências, as práticas de linguagens, os objetos de conhecimentos e
as habilidades específicas para cada ano, através destes eixos
norteadores.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é
um documento de
caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo
a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e
desenvolvimento,
em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional
de Educação (PNE). Espera-se que a BNCC deve ser implementada nas
escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as
mudanças já começam a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos
Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Este documento normativo aplica-se exclusivamente
à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1,
e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que
visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)2.
1 BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Espera-se que a BNCC ajude a
superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o
fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo
e seja balizadora da qualidade da educação. Assim, para além da
garantia de acessoe permanência na escola, é necessário que sistemas,
redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental.
É imprescindível destacar
que as competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir,
inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para
as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no
desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos
termos da LDB.
AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
Na BNCC, competência é
definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais),
atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana,
do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
ESTRUTURA DA BNCC
Como é possível observar no exemplo apresentado, cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico cuja composição é explicada a seguir:
Vale destacar que o uso de
numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano ou
bloco de anos não representa uma ordem ou hierarquia esperada das
aprendizagens. A progressão das aprendizagens, que se explicita na
comparação entre os quadros relativos a cada ano (ou bloco de anos),
pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo
expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou
exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar
crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores –
que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares
aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.
Tal articulação precisa
prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o
desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física , matemática, geografia e história , no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.
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