Estas atividades educativas, descobrindo as palavras, estão na ordem alfabética, enfocam atividades de análise, reflexão fonológica e de grafia de palavras.
É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras.
As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros, estão propostas na BNCC.
Os objetos de conhecimentos são:
-Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
-Construção do sistema alfabético.
-Construção do sistema alfabético.
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
- (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Servirão para a fixação de sílabas introduzidas ou até mesmo como tarefas de casa.
A B
A B
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Estas atividades educativas, descobrindo as palavras, estão na ordem alfabética, enfocam atividades de análise, reflexão fonológica e de grafia de palavras.
É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras.
As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros, estão propostas na BNCC.
Os objetos de conhecimentos são:
-Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
-Construção do sistema alfabético.
-Construção do sistema alfabético.
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
- (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Servirão para a fixação de sílabas introduzidas ou até mesmo como tarefas de casa.
A B
A B
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário