Algumas
orientações para organizar a rotina:
1.
A leitura de textos literários feita por
professor deve acontecer diariamente.
2.
As situações de análise e reflexão
sobre o sistema de escrita também devem ser diárias para os alunos que ainda
não escrevem alfabeticamente.
3.
A leitura pelo aluno deve ser frequente.
Em várias situações as crianças poderão ter os textos em mãos e mobilizar
estratégias de leitura, desenvolvendo comportamentos de leitor – mesmo que ainda
não leiam convencionalmente. Músicas,
poemas,quadrinhas e parlendas, entre outros textos, contribuem para que aqueles
que já leem adquiram fluência, enquanto os demais analisam o sistema de
escrita.
4.
As situações de escrita ou reescrita
de próprio punho e de produção oral com destino escrito – individual, coletiva
ou em duplas – deverão acontecer nos contextos do projeto ou da sequencia de
atividades. Você pode definir a frequência dentro da sua rotina – duas ou três
vezes por semana para cada uma delas.
5. As atividades de comunicação oral podem estar inseridas nos projetos didáticos. Mas
procure planejar, além disso, momentos de intercâmbio oral pautado por um
assunto atual ou uma curiosidade científica. EXEMPLO:
Algumas
orientações para organizar a rotina:
1.
A leitura de textos literários feita por
professor deve acontecer diariamente.
2.
As situações de análise e reflexão
sobre o sistema de escrita também devem ser diárias para os alunos que ainda
não escrevem alfabeticamente.
3.
A leitura pelo aluno deve ser frequente.
Em várias situações as crianças poderão ter os textos em mãos e mobilizar
estratégias de leitura, desenvolvendo comportamentos de leitor – mesmo que ainda
não leiam convencionalmente. Músicas,
poemas,quadrinhas e parlendas, entre outros textos, contribuem para que aqueles
que já leem adquiram fluência, enquanto os demais analisam o sistema de
escrita.
4.
As situações de escrita ou reescrita
de próprio punho e de produção oral com destino escrito – individual, coletiva
ou em duplas – deverão acontecer nos contextos do projeto ou da sequencia de
atividades. Você pode definir a frequência dentro da sua rotina – duas ou três
vezes por semana para cada uma delas.
5. As atividades de comunicação oral podem estar inseridas nos projetos didáticos. Mas
procure planejar, além disso, momentos de intercâmbio oral pautado por um
assunto atual ou uma curiosidade científica. EXEMPLO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário