PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
· Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
· Levantar
questões de ortografia (alfabéticos).
CONTEÚDO:
Parlenda:
SACI PERERÊ
DE UMA PERNA
SÓ
PITOU NO PITO
DA MINHA VÓ.
PROCEDIMENTOS:
- Recitar a parlenda a fim de garantir que todos a saibam de memória, mostrando o cartaz.
- Organizar as duplas em função do que os alunos já sabem sobre a escrita.
- Ordenar os versos da parlenda (não-alfabéticos) e ordenar as letras das palavras dos versos (alfabéticos), sem mostrar o cartaz.
- Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas na lousa.
RECURSOS:
- Cartaz com
a parlenda.
- Parlenda em
sulfite com os versos fora de ordem para os não-alfabéticos e com as letras
soltas das palavras do texto para os alfabéticos montarem.
- Tesoura e
cola
- Quadro-negro
AVALIAÇÃO:
Registro
contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.
ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
SACI
|
DE
|
VIZINHO
|
PERNA
|
NO
|
SÓ
|
UMA
|
PERERÊ
|
PITOU
|
MINHA
|
PITO
|
VÓ
|
DA
|
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·
Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o
sistema de escrita.
·
Levantar questões ortográficas (alunos
alfabéticos).
CONTEÚDO:
·
Adivinhas para responder (silábicos-alfabéticos e
alfabéticos) e adivinhas com banco de palavras (pré-silábicos e silábicos)
PROCEDIMENTOS:
·
Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em
função do que os alunos já sabem sobre a
escrita.
·
Ler as adivinhas para os não-alfabéticos, enquanto
os alfabéticos devem fazer a leitura sozinhos;
·
Socialização das respostas e dos procedimentos
usados pelas duplas.
RECURSOS:
- Adivinhas em folha;
- Quadro-negro.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na
execução da atividade.
ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
ADIVINHAS
O PROFESSOR VAI LER A ADIVINHA.
DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE A RESPOSTA CORRETA.
O QUE É, O QUE É ...?
... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO
IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.
NOTA NOME NOVE
...
QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É
ANÃO PÃO JOÃO
... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA,
COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA FURA E NUNCA BRIGA ?
TESOURO BESOURO TESOURA
QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E
PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?
FOCA FOME FOGO
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
· Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
· Levantar
questões de ortografia (alfabéticos).
CONTEÚDO:
Parlenda:
SACI PERERÊ
DE UMA PERNA
SÓ
PITOU NO PITO
DA MINHA VÓ.
PROCEDIMENTOS:
- Recitar a parlenda a fim de garantir que todos a saibam de memória, mostrando o cartaz.
- Organizar as duplas em função do que os alunos já sabem sobre a escrita.
- Ordenar os versos da parlenda (não-alfabéticos) e ordenar as letras das palavras dos versos (alfabéticos), sem mostrar o cartaz.
- Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas na lousa.
RECURSOS:
- Cartaz com
a parlenda.
- Parlenda em
sulfite com os versos fora de ordem para os não-alfabéticos e com as letras
soltas das palavras do texto para os alfabéticos montarem.
- Tesoura e
cola
- Quadro-negro
AVALIAÇÃO:
Registro
contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.
ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
SACI
|
DE
|
VIZINHO
|
PERNA
|
NO
|
SÓ
|
UMA
|
PERERÊ
|
PITOU
|
MINHA
|
PITO
|
VÓ
|
DA
|
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·
Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o
sistema de escrita.
·
Levantar questões ortográficas (alunos
alfabéticos).
CONTEÚDO:
·
Adivinhas para responder (silábicos-alfabéticos e
alfabéticos) e adivinhas com banco de palavras (pré-silábicos e silábicos)
PROCEDIMENTOS:
·
Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em
função do que os alunos já sabem sobre a
escrita.
·
Ler as adivinhas para os não-alfabéticos, enquanto
os alfabéticos devem fazer a leitura sozinhos;
·
Socialização das respostas e dos procedimentos
usados pelas duplas.
RECURSOS:
- Adivinhas em folha;
- Quadro-negro.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na
execução da atividade.
ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
ADIVINHAS
O PROFESSOR VAI LER A ADIVINHA.
DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE A RESPOSTA CORRETA.
O QUE É, O QUE É ...?
... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO
IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.
NOTA NOME NOVE
...
QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É
ANÃO PÃO JOÃO
... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA,
COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA FURA E NUNCA BRIGA ?
TESOURO BESOURO TESOURA
QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E
PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário