Planos de aula - Alfabetizando com Folclore


PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·       Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
·     Levantar questões de ortografia (alfabéticos).
CONTEÚDO:
Parlenda:
SACI  PERERÊ
DE UMA PERNA SÓ
PITOU NO PITO
DA MINHA VÓ.
PROCEDIMENTOS:        
  • Recitar a parlenda a fim de garantir que todos a saibam de memória, mostrando o cartaz.
  • Organizar as duplas em função do que os alunos já  sabem sobre a escrita.
  • Ordenar os versos da parlenda (não-alfabéticos) e ordenar as letras das palavras dos versos (alfabéticos), sem mostrar o cartaz.
  • Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas na lousa.
RECURSOS:
- Cartaz com a parlenda.
- Parlenda em sulfite com os versos fora de ordem para os não-alfabéticos e com as letras soltas das palavras do texto para os alfabéticos montarem.
- Tesoura e cola
- Quadro-negro
AVALIAÇÃO:

Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.


ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
SACI
DE
VIZINHO
PERNA
NO
UMA
PERERÊ
PITOU
MINHA
PITO
DA

PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·        Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
·        Levantar questões ortográficas (alunos alfabéticos).
CONTEÚDO:
·        Adivinhas para responder (silábicos-alfabéticos e alfabéticos) e adivinhas com banco de palavras  (pré-silábicos e silábicos)
PROCEDIMENTOS:         
·        Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em função do que os alunos já  sabem sobre a escrita.
·        Ler as adivinhas para os não-alfabéticos, enquanto os alfabéticos devem fazer a leitura sozinhos;
·        Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas.
RECURSOS:
- Adivinhas em folha;
- Quadro-negro.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.

ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):

ADIVINHAS

 O PROFESSOR VAI LER A  ADIVINHA.  DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE A RESPOSTA CORRETA.
O QUE É, O QUE É ...?
... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.

             NOTA            NOME                NOVE

... QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É

             ANÃO             PÃO                   JOÃO

... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA, COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA FURA E NUNCA BRIGA ?

       TESOURO            BESOURO            TESOURA

QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?

             FOCA                  FOME                FOGO


PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·       Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
·     Levantar questões de ortografia (alfabéticos).
CONTEÚDO:
Parlenda:
SACI  PERERÊ
DE UMA PERNA SÓ
PITOU NO PITO
DA MINHA VÓ.
PROCEDIMENTOS:        
  • Recitar a parlenda a fim de garantir que todos a saibam de memória, mostrando o cartaz.
  • Organizar as duplas em função do que os alunos já  sabem sobre a escrita.
  • Ordenar os versos da parlenda (não-alfabéticos) e ordenar as letras das palavras dos versos (alfabéticos), sem mostrar o cartaz.
  • Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas na lousa.
RECURSOS:
- Cartaz com a parlenda.
- Parlenda em sulfite com os versos fora de ordem para os não-alfabéticos e com as letras soltas das palavras do texto para os alfabéticos montarem.
- Tesoura e cola
- Quadro-negro
AVALIAÇÃO:

Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.


ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):
SACI
DE
VIZINHO
PERNA
NO
UMA
PERERÊ
PITOU
MINHA
PITO
DA

PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·        Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
·        Levantar questões ortográficas (alunos alfabéticos).
CONTEÚDO:
·        Adivinhas para responder (silábicos-alfabéticos e alfabéticos) e adivinhas com banco de palavras  (pré-silábicos e silábicos)
PROCEDIMENTOS:         
·        Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em função do que os alunos já  sabem sobre a escrita.
·        Ler as adivinhas para os não-alfabéticos, enquanto os alfabéticos devem fazer a leitura sozinhos;
·        Socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas.
RECURSOS:
- Adivinhas em folha;
- Quadro-negro.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.

ATIVIDADE (pré-silábicos e silábicos):

ADIVINHAS

 O PROFESSOR VAI LER A  ADIVINHA.  DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE A RESPOSTA CORRETA.
O QUE É, O QUE É ...?
... SEMPRE VEM NA FRENTE, NÃO IMPORTA O CONTEÚDO, CHEGA LOGO, É O PRIMEIRO, FICA POR CIMA DE TUDO.

             NOTA            NOME                NOVE

... QUANTO MAIS QUENTE ELE ESTÁ, MAIS FRESCO O DANADO É

             ANÃO             PÃO                   JOÃO

... NÃO TEM BOCA MAS MASTIGA, COME MUITO E NÃO ENGORDA, CORTA FURA E NUNCA BRIGA ?

       TESOURO            BESOURO            TESOURA

QUEM É QUE, PARA FICAR FORTE E PARA CRESCER, NÃO PRECISA FAZER NADA, NEM BEBER E NEM COMER ?

             FOCA                  FOME                FOGO


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