Há vários métodos de ensino, o montessoriano, piagetiano, tradicional,
construtivista, etc. Depende da proposta da escola em em você trabalha
para saber qual maneira ensinar.
Os métodos tradicionais são:
Alfabético ou soletração
Esse método parte da letra isolada para depois juntá-la a outras,
através das sílabas, é um dos mais antigos métodos de alfabetização,
tem como ponto de partida a decoração das letras do alfabeto, depois as
famílias das sílabas e por último as palavras. Em seguida a criança
passa a ler palavras curtas e com o tempo vai evoluindo até começar ler
pequenos textos. Nesse processo a criança soletra as sílabas até
decodificar a palavra. Por exemplo, a soletração da palavra mesa que
fica assim m, e, me, s, a, sa, mesa. Nesse método é permitido a
utilização da cartilha.
Fônico
Este método surgiu sobre a influência da linguística e tem como unidade central o fonema
e passou a ser adotado no lugar do alfabético na intenção de superar a
grande dificuldade existente naquele por causa da diferença entre nome,
som e letra. Ele consiste na memorização dos sons das letras antes de
fazer a associação com os desenhos que as representam, ou seja, a
criança só vai ter contato com a grafia após fixar os sons.
Silábico
O método silábico tem como proposta ao processo de alfabetização a partir da sílaba.
Posteriormente propôs que fosse ensinado primeiro as vogais, depois as
consoantes simples e em seguida os encontros consonantais, de acordo com
estudos esse método é um dos métodos que permanece até os dias atuais.
Este método tem como característica a somatória que inicia pelas vogais e
pelos encontros vocálicos, depois, ocorre a apresentação do som e da
grafia das consoantes. Em seguida, parte-se da junção das consoantes com
as vogais formando-se sílabas simples. E por fim os encontros
consonantais e as sílabas complexas são apresentados. Somente após a
fixação dessas etapas é que o professor apresenta sentenças e mais
adiante o texto.
Palavração
Neste método primeiro o aluno aprende as palavras só então se faz
a separação em sílabas para a formação de novas palavras. Dessa forma é
proposto que ela acompanhe pequenos textos. O professor escreve as
palavras que pretende trabalhar em fichas, cartazes, no quadro, etc.,
acompanhadas ou não de figuras. No decorrer da memorização são estudadas
as sílabas e as letras que compõem a palavra.
As palavras são apresentadas de forma agrupada, e geralmente seu ensino
parte do pressuposto de que os alunos aprendem a reconhecê-los através
da memorização de sua configuração gráfica. Ao mesmo tempo a atenção é
dirigida aos detalhes da palavra com sílabas, letras e sons. E estes
depois reunidos, auxiliam o aluno a enfrentar palavras novas.
Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma sentença, ou seja, uma frase de
acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em
palavras que novamente serão divididas em sílabas que uma vez aprendidas
serão usadas na leitura de novas palavras.
Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido
em voz alta após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar
às sílabas ou às letras para formar novas palavras, a idéia fundamental é
fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
Há vários métodos de ensino, o montessoriano, piagetiano, tradicional,
construtivista, etc. Depende da proposta da escola em em você trabalha
para saber qual maneira ensinar.
Os métodos tradicionais são:
Alfabético ou soletração
Esse método parte da letra isolada para depois juntá-la a outras,
através das sílabas, é um dos mais antigos métodos de alfabetização,
tem como ponto de partida a decoração das letras do alfabeto, depois as
famílias das sílabas e por último as palavras. Em seguida a criança
passa a ler palavras curtas e com o tempo vai evoluindo até começar ler
pequenos textos. Nesse processo a criança soletra as sílabas até
decodificar a palavra. Por exemplo, a soletração da palavra mesa que
fica assim m, e, me, s, a, sa, mesa. Nesse método é permitido a
utilização da cartilha.
Fônico
Este método surgiu sobre a influência da linguística e tem como unidade central o fonema
e passou a ser adotado no lugar do alfabético na intenção de superar a
grande dificuldade existente naquele por causa da diferença entre nome,
som e letra. Ele consiste na memorização dos sons das letras antes de
fazer a associação com os desenhos que as representam, ou seja, a
criança só vai ter contato com a grafia após fixar os sons.
Silábico
O método silábico tem como proposta ao processo de alfabetização a partir da sílaba.
Posteriormente propôs que fosse ensinado primeiro as vogais, depois as
consoantes simples e em seguida os encontros consonantais, de acordo com
estudos esse método é um dos métodos que permanece até os dias atuais.
Este método tem como característica a somatória que inicia pelas vogais e
pelos encontros vocálicos, depois, ocorre a apresentação do som e da
grafia das consoantes. Em seguida, parte-se da junção das consoantes com
as vogais formando-se sílabas simples. E por fim os encontros
consonantais e as sílabas complexas são apresentados. Somente após a
fixação dessas etapas é que o professor apresenta sentenças e mais
adiante o texto.
Palavração
Neste método primeiro o aluno aprende as palavras só então se faz
a separação em sílabas para a formação de novas palavras. Dessa forma é
proposto que ela acompanhe pequenos textos. O professor escreve as
palavras que pretende trabalhar em fichas, cartazes, no quadro, etc.,
acompanhadas ou não de figuras. No decorrer da memorização são estudadas
as sílabas e as letras que compõem a palavra.
As palavras são apresentadas de forma agrupada, e geralmente seu ensino
parte do pressuposto de que os alunos aprendem a reconhecê-los através
da memorização de sua configuração gráfica. Ao mesmo tempo a atenção é
dirigida aos detalhes da palavra com sílabas, letras e sons. E estes
depois reunidos, auxiliam o aluno a enfrentar palavras novas.
Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma sentença, ou seja, uma frase de
acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em
palavras que novamente serão divididas em sílabas que uma vez aprendidas
serão usadas na leitura de novas palavras.
Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido
em voz alta após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar
às sílabas ou às letras para formar novas palavras, a idéia fundamental é
fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
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