1. Compreender os diferentes
níveis de escrita em que os alunos se encontram. Qual fase da escrita
estão os alunos: pré-silábica, silábica,
silábica-alfabética,alfabética.
2.
A partir da compreensão das fases de escrita, você pode iniciar o
trabalho com a sondagem da escrita , ou seja, o que a criança já pensa a
respeito da escrita. Este diagnóstico vai ser importante para você
conhecer seus alunos. Faça uma análise de cada criança e procure saber
em qual fase ela se encontra nesse processo de aquisição da escrita.
3.
Com essa sondagem você poderá propor atividades que favoreçam a
reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende.
Utilize atividades com palavras significativas, como os nomes dos alunos
(ver postagens dos dias ), listas, cruzadinhas, textos curtos e de
memória. A mesma atividade pode ser trabalhada com todos os alunos,
mas o desafio deve ser diferente para cada fase da escrita.
4.Faça intervenções para que os alunos possam pensar sobre o que está escrevendo, levando-os a entrarem em conflito sobre suas hipóteses de escrita por meio das reflexões das mesmas e a avançarem no seu processo de ensino-aprendizagem.
5. Faça a sondagem a cada bimestre e anote em uma planilha a fase de escrita que estão seus alunos. Assim você pode acompanhar os avanços de aprendizagem da escrita dos alunos.
4.Faça intervenções para que os alunos possam pensar sobre o que está escrevendo, levando-os a entrarem em conflito sobre suas hipóteses de escrita por meio das reflexões das mesmas e a avançarem no seu processo de ensino-aprendizagem.
5. Faça a sondagem a cada bimestre e anote em uma planilha a fase de escrita que estão seus alunos. Assim você pode acompanhar os avanços de aprendizagem da escrita dos alunos.
1. Compreender os diferentes
níveis de escrita em que os alunos se encontram. Qual fase da escrita
estão os alunos: pré-silábica, silábica,
silábica-alfabética,alfabética.
2.
A partir da compreensão das fases de escrita, você pode iniciar o
trabalho com a sondagem da escrita , ou seja, o que a criança já pensa a
respeito da escrita. Este diagnóstico vai ser importante para você
conhecer seus alunos. Faça uma análise de cada criança e procure saber
em qual fase ela se encontra nesse processo de aquisição da escrita.
3.
Com essa sondagem você poderá propor atividades que favoreçam a
reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende.
Utilize atividades com palavras significativas, como os nomes dos alunos
(ver postagens dos dias ), listas, cruzadinhas, textos curtos e de
memória. A mesma atividade pode ser trabalhada com todos os alunos,
mas o desafio deve ser diferente para cada fase da escrita.
4.Faça intervenções para que os alunos possam pensar sobre o que está escrevendo, levando-os a entrarem em conflito sobre suas hipóteses de escrita por meio das reflexões das mesmas e a avançarem no seu processo de ensino-aprendizagem.
5. Faça a sondagem a cada bimestre e anote em uma planilha a fase de escrita que estão seus alunos. Assim você pode acompanhar os avanços de aprendizagem da escrita dos alunos.
4.Faça intervenções para que os alunos possam pensar sobre o que está escrevendo, levando-os a entrarem em conflito sobre suas hipóteses de escrita por meio das reflexões das mesmas e a avançarem no seu processo de ensino-aprendizagem.
5. Faça a sondagem a cada bimestre e anote em uma planilha a fase de escrita que estão seus alunos. Assim você pode acompanhar os avanços de aprendizagem da escrita dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário