São variados
os tipos de jogos que fazem parte da nossa cultura e que envolvem a linguagem. O jogo da forca e o jogo de palavras cruzadas
envolvem a formação de palavras e por isso podem ajudar no processo de
alfabetização.
O jogo da
forca e as cruzadinhas são ótimas atividades de reflexão sobre uma das características do nosso sistema de escrita: a de que todas as palavras são
formadas por sílabas e que todas as sílabas tem ao menos uma vogal.
Estes
jogos são ideais para trabalhar com os alunos silábicos,
fase em que cada letra representa uma sílaba. Isso acontece porque os
alunos deverão preencher a palavra, nos quadradinhos ou tracinhos, e
para isso precisam contar quantas letras tem a palavra. Vão verificar
que estarão faltando letras ao refletirem sobre suas hipóteses.
Também é bastante útil aos
alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos nas questões relacionadas à
ortografia das palavras.
Na
cruzadinha, pode-se colocar o banco de palavras para os alunos
pré-silábicos e silábicos. Não utilizar o banco com os alunos
silábicos-alfabéticos e alfabéticos, pois assim eles não terão desafios
ao tentarem completar a cruzadinha.
São variados
os tipos de jogos que fazem parte da nossa cultura e que envolvem a linguagem. O jogo da forca e o jogo de palavras cruzadas
envolvem a formação de palavras e por isso podem ajudar no processo de
alfabetização.
O jogo da
forca e as cruzadinhas são ótimas atividades de reflexão sobre uma das características do nosso sistema de escrita: a de que todas as palavras são
formadas por sílabas e que todas as sílabas tem ao menos uma vogal.
Estes
jogos são ideais para trabalhar com os alunos silábicos,
fase em que cada letra representa uma sílaba. Isso acontece porque os
alunos deverão preencher a palavra, nos quadradinhos ou tracinhos, e
para isso precisam contar quantas letras tem a palavra. Vão verificar
que estarão faltando letras ao refletirem sobre suas hipóteses.
Também é bastante útil aos
alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos nas questões relacionadas à
ortografia das palavras.
Na
cruzadinha, pode-se colocar o banco de palavras para os alunos
pré-silábicos e silábicos. Não utilizar o banco com os alunos
silábicos-alfabéticos e alfabéticos, pois assim eles não terão desafios
ao tentarem completar a cruzadinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário