Jogos na alfabetização


São variados os tipos de jogos que fazem parte da nossa cultura e que envolvem a linguagem.  O jogo da forca e o jogo de palavras cruzadas envolvem a formação de palavras e por isso podem ajudar no processo de alfabetização.
O jogo da forca e as cruzadinhas são ótimas atividades de reflexão sobre uma das características do nosso sistema de escrita: a de que todas as palavras são formadas por sílabas e que todas as sílabas tem ao menos uma vogal.  

Estes jogos são ideais para trabalhar com os alunos silábicos, fase em que cada letra representa uma sílaba.  Isso acontece porque os alunos deverão preencher a palavra, nos quadradinhos ou tracinhos, e para isso precisam contar quantas letras tem a palavra. Vão verificar que estarão faltando letras ao refletirem sobre suas hipóteses.

Também é bastante útil aos alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos nas questões relacionadas à ortografia das palavras.

Na cruzadinha, pode-se colocar o banco de palavras para os alunos pré-silábicos e silábicos. Não utilizar o banco com os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos, pois assim eles não terão desafios ao tentarem completar a cruzadinha.


São variados os tipos de jogos que fazem parte da nossa cultura e que envolvem a linguagem.  O jogo da forca e o jogo de palavras cruzadas envolvem a formação de palavras e por isso podem ajudar no processo de alfabetização.
O jogo da forca e as cruzadinhas são ótimas atividades de reflexão sobre uma das características do nosso sistema de escrita: a de que todas as palavras são formadas por sílabas e que todas as sílabas tem ao menos uma vogal.  

Estes jogos são ideais para trabalhar com os alunos silábicos, fase em que cada letra representa uma sílaba.  Isso acontece porque os alunos deverão preencher a palavra, nos quadradinhos ou tracinhos, e para isso precisam contar quantas letras tem a palavra. Vão verificar que estarão faltando letras ao refletirem sobre suas hipóteses.

Também é bastante útil aos alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos nas questões relacionadas à ortografia das palavras.

Na cruzadinha, pode-se colocar o banco de palavras para os alunos pré-silábicos e silábicos. Não utilizar o banco com os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos, pois assim eles não terão desafios ao tentarem completar a cruzadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário