Jogo da forca para a alfabetização


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Criar o espaço dos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula possibilita ao professor fazer do ensino de alfabetização algo divertido, que prenda a atenção do aluno, levando-o a aprender brincando.

Existem vários jogos para alfabetizar, dentre eles: dominó, cruzadinhas, forca, bingo, trilha, loto etc. 

Um jogo bastante utilizado na alfabetização é a forca.

Como trabalhar com a forca em sala de aula?
MATERIAL:
O professor ou o aluno coloca na lousa as lacunas da palavra e desenha a forca.

Objetivos:
·       Desenvolver habilidades, tais como, memória, atenção, observação e raciocínio.
·       Refletir sobre a escrita de palavras, a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra.

Duas modalidades do jogo:
1)  Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.
2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.


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Criar o espaço dos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula possibilita ao professor fazer do ensino de alfabetização algo divertido, que prenda a atenção do aluno, levando-o a aprender brincando.

Existem vários jogos para alfabetizar, dentre eles: dominó, cruzadinhas, forca, bingo, trilha, loto etc. 

Um jogo bastante utilizado na alfabetização é a forca.

Como trabalhar com a forca em sala de aula?
MATERIAL:
O professor ou o aluno coloca na lousa as lacunas da palavra e desenha a forca.

Objetivos:
·       Desenvolver habilidades, tais como, memória, atenção, observação e raciocínio.
·       Refletir sobre a escrita de palavras, a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra.

Duas modalidades do jogo:
1)  Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.
2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.


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