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Criar o espaço dos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula possibilita ao professor fazer do ensino de alfabetização algo divertido, que prenda a atenção do aluno, levando-o a aprender brincando.
Existem vários jogos para alfabetizar, dentre eles: dominó, cruzadinhas, forca, bingo, trilha, loto etc.
Um jogo bastante utilizado na alfabetização é a forca.
Como trabalhar com a forca em sala de aula?
MATERIAL:
O professor ou o
aluno coloca na lousa as lacunas da palavra e desenha a forca.
Objetivos:
·
Desenvolver habilidades, tais como,
memória, atenção, observação e raciocínio.
·
Refletir sobre a escrita de palavras,
a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida.
O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as
letras que acha que vão formar a palavra.
Duas modalidades do jogo:
1) Jogo
sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.
2) Jogo com dica e com limite de
tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno
terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.
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Criar o espaço dos jogos e brincadeiras dentro da sala de aula possibilita ao professor fazer do ensino de alfabetização algo divertido, que prenda a atenção do aluno, levando-o a aprender brincando.
Existem vários jogos para alfabetizar, dentre eles: dominó, cruzadinhas, forca, bingo, trilha, loto etc.
Um jogo bastante utilizado na alfabetização é a forca.
Como trabalhar com a forca em sala de aula?
MATERIAL:
O professor ou o
aluno coloca na lousa as lacunas da palavra e desenha a forca.
Objetivos:
·
Desenvolver habilidades, tais como,
memória, atenção, observação e raciocínio.
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Refletir sobre a escrita de palavras,
a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida.
O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as
letras que acha que vão formar a palavra.
Duas modalidades do jogo:
1) Jogo
sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.
2) Jogo com dica e com limite de
tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno
terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.
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