Balão dos sonhos
Objetivo:
Integrar o grupo.
Procedimento:
Entregar
um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que
anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo.
Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e,
dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música,
soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na
brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou
perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o
mundo, e que sejam para melhorá-lo. Finalizar com um abraço, desejando
boas vindas ao colega de turma.
Construção de um painel
Objetivos:
Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
Acolher o novo grupo.
Procedimento:
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
Que música você é
Objetivo:
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
Perguntar sobre a música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Árvore das férias
Objetivo:
Compartilhar experiências com a turma
Procedimentos:
A turma
deverá criar uma árvore onde o professor coloca perguntas relacionadas
às férias: como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O
que não gostou? Ou pede para os alunos descreverem uma atividade
relevante ou um momento desafiador etc. O professor pode ser bastante
abrangente de acordo com seus alunos e turma.
Cada
criança receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que
quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em
determinado momento, alunos e professor compartilharem esse material.
Balão dos sonhos
Objetivo:
Integrar o grupo.
Procedimento:
Entregar
um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que
anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo.
Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e,
dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música,
soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na
brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou
perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o
mundo, e que sejam para melhorá-lo. Finalizar com um abraço, desejando
boas vindas ao colega de turma.
Construção de um painel
Objetivos:
Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
Acolher o novo grupo.
Procedimento:
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
Que música você é
Objetivo:
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
Perguntar sobre a música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Árvore das férias
Objetivo:
Compartilhar experiências com a turma
Procedimentos:
A turma
deverá criar uma árvore onde o professor coloca perguntas relacionadas
às férias: como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O
que não gostou? Ou pede para os alunos descreverem uma atividade
relevante ou um momento desafiador etc. O professor pode ser bastante
abrangente de acordo com seus alunos e turma.
Cada
criança receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que
quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em
determinado momento, alunos e professor compartilharem esse material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário