Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Aqui trago
algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula.
DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os
participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se
encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os
participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam
seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos
devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome
e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou
seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do
anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas
poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o
8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
DINÂMICA: RECREIO COM CORES
Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente
prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04
cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja
para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês
passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do
cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos
conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no
retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A
professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para
brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor
recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A
reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de
alguns valores.
DINÂMICA: DO 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para
que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro.
Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam
palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º
momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as
duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente.
Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número
3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.
DINÂMICA: O PRESENTE
Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai
passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A
professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos
alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão
distribuídas para todos os alunos da classe.
Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira,
passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado!
Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que
sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem
você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente
ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o
presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda,
menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como
você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu.
Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem
aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você
acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você
ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você
ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser
seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz.
Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer
que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a
ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam
o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e
distribua a TODOS OS COLEGAS.
DINÂMICA: PENSE BEM
Objetivos: Não fazer com o outro aquilo que não gostaríamos que
fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras
pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e
escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o
próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em
cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que
escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá
fazer...
DINÂMICA DO AMOR
Objetivo: Moral: Devemos desejar ao outro o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história
do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do
coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum
estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais
bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então
explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas
representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram.
Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não
tinha a experiência do velho."
Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Aqui trago
algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula.
DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os
participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se
encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os
participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam
seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos
devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome
e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou
seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do
anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas
poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o
8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
DINÂMICA: RECREIO COM CORES
Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente
prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04
cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja
para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês
passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do
cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos
conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no
retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A
professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para
brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor
recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A
reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de
alguns valores.
DINÂMICA: DO 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para
que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro.
Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam
palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º
momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as
duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente.
Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número
3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.
DINÂMICA: O PRESENTE
Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai
passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A
professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos
alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão
distribuídas para todos os alunos da classe.
Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira,
passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado!
Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que
sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem
você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente
ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o
presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda,
menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como
você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu.
Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem
aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você
acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você
ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você
ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser
seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz.
Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer
que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a
ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam
o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e
distribua a TODOS OS COLEGAS.
DINÂMICA: PENSE BEM
Objetivos: Não fazer com o outro aquilo que não gostaríamos que
fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras
pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e
escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o
próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em
cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que
escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá
fazer...
DINÂMICA DO AMOR
Objetivo: Moral: Devemos desejar ao outro o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história
do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do
coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum
estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais
bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então
explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas
representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram.
Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não
tinha a experiência do velho."
Nenhum comentário:
Postar um comentário