Chegando ao final do ano o que fazer com os alunos que ainda não avançaram em suas hipóteses de escrita?
Para facilitar o aprendizado destes alunos:
- Verifique em qual fase da escrita o aluno se encontra. Muitas vezes temos dúvidas com relação a fase de escrita do aluno. Leia mais, peça ajuda, pesquise..., precisamos nos atualizar. Faça a sondagem da escrita novamente e tenha certeza da fase da escrita que a criança se encontra.
- Utilizando atividades com um tema específico que agrade a criança e desafie seus alunos a pensarem sobre a escrita.
Exemplo de atividade:
Explique como fazer a atividade. Para isso os alunos devem contar quantas letras tem a palavra e procurá-la no banco de palavras (abaixo da cruzadinha).
Para os alunos pré-silábicos é importante eles perceberem que para cada palavra existe um certo número de letras. Com a cruzadinha, ele vai ter que buscar uma palavra com 5 letras, por exemplo.
Para os alunos silábicos, eles precisam observar que não basta usar uma letra para cada sílaba, como exemplo, UA para BRUXA. Com a cruzadinha eles precisam verificar quantas letras tem cada palavra. É essencial que eles leiam a palavra mostrando com o dedo.
Para os silábicos-alfabéticos e alfabéticos dê a cruzadinha sem o banco de palavras. Eles vão colocar em jogo a ortografia de cada palavra.
Chegando ao final do ano o que fazer com os alunos que ainda não avançaram em suas hipóteses de escrita?
Para facilitar o aprendizado destes alunos:
- Verifique em qual fase da escrita o aluno se encontra. Muitas vezes temos dúvidas com relação a fase de escrita do aluno. Leia mais, peça ajuda, pesquise..., precisamos nos atualizar. Faça a sondagem da escrita novamente e tenha certeza da fase da escrita que a criança se encontra.
- Utilizando atividades com um tema específico que agrade a criança e desafie seus alunos a pensarem sobre a escrita.
Exemplo de atividade:
Explique como fazer a atividade. Para isso os alunos devem contar quantas letras tem a palavra e procurá-la no banco de palavras (abaixo da cruzadinha).
Para os alunos pré-silábicos é importante eles perceberem que para cada palavra existe um certo número de letras. Com a cruzadinha, ele vai ter que buscar uma palavra com 5 letras, por exemplo.
Para os alunos silábicos, eles precisam observar que não basta usar uma letra para cada sílaba, como exemplo, UA para BRUXA. Com a cruzadinha eles precisam verificar quantas letras tem cada palavra. É essencial que eles leiam a palavra mostrando com o dedo.
Para os silábicos-alfabéticos e alfabéticos dê a cruzadinha sem o banco de palavras. Eles vão colocar em jogo a ortografia de cada palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário