A
alfabetização não
termina quando os alunos entram na fase de escrita alfabética. Pelo
contrário, um aluno recém-alfabetizado, ao escrever, percebe
que um mesmo som pode ser grafado com diferentes letras e passa a
encarar
dúvidas de ortografia.
Então o desafio do professor agora é como trabalhar a ortografia com seus alunos.
A
ortografia não deve ser trabalhada meio de atividades mecânicas e sem
sentido para os alunos, ela precisa ser compreendida por meio de
exercícios de reflexão.
O ponto de partida
no trabalho deve ser um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e
quais erros ortográficos são mais frequentes.
Em seguida, preparar
exercícios, começando com a classificação de palavras.
Por exemplo, para o
aluno compreender o emprego do r e rr, pode-se utilizar o
texto abaixo, pedir para os alunos encontrarem palavras com r, rr e
separarem as palavras em grupos parecidos no som ( r inicial, rr, r
intercalado). Eles precisam perceber os sons e criar as regras para a
grafia de palavras. Exemplo de regra:"Não começamos nem terminamos palavras com RR".
Depois é só fixar cartazes na sala com estas regras criadas por eles.
A
alfabetização não
termina quando os alunos entram na fase de escrita alfabética. Pelo
contrário, um aluno recém-alfabetizado, ao escrever, percebe
que um mesmo som pode ser grafado com diferentes letras e passa a
encarar
dúvidas de ortografia.
Então o desafio do professor agora é como trabalhar a ortografia com seus alunos.
A
ortografia não deve ser trabalhada meio de atividades mecânicas e sem
sentido para os alunos, ela precisa ser compreendida por meio de
exercícios de reflexão.
O ponto de partida
no trabalho deve ser um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e
quais erros ortográficos são mais frequentes.
Em seguida, preparar
exercícios, começando com a classificação de palavras.
Por exemplo, para o
aluno compreender o emprego do r e rr, pode-se utilizar o
texto abaixo, pedir para os alunos encontrarem palavras com r, rr e
separarem as palavras em grupos parecidos no som ( r inicial, rr, r
intercalado). Eles precisam perceber os sons e criar as regras para a
grafia de palavras. Exemplo de regra:"Não começamos nem terminamos palavras com RR".
Depois é só fixar cartazes na sala com estas regras criadas por eles.
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