Alfabetização após a aquisição da escrita alfabética

A alfabetização não termina quando os alunos entram na fase de escrita alfabética.  Pelo contrário, um aluno recém-alfabetizado, ao escrever, percebe que um mesmo som pode ser grafado com diferentes letras e passa a encarar dúvidas de ortografia.
Então o desafio do professor agora é como trabalhar a ortografia com seus alunos.
A ortografia não deve ser trabalhada meio de atividades mecânicas e sem sentido para os alunos, ela precisa ser compreendida por meio de exercícios de reflexão.
O ponto de partida no trabalho deve ser um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e quais erros ortográficos são mais frequentes.
Em seguida, preparar exercícios, começando com a classificação de palavras.

Por exemplo, para o aluno compreender o emprego do r e rr, pode-se utilizar o texto abaixo, pedir para os alunos encontrarem palavras com r, rr e separarem as palavras em grupos parecidos no som ( r inicial, rr, r intercalado). Eles precisam perceber os sons e criar as regras para a grafia de palavras. Exemplo de regra:"Não começamos nem terminamos palavras com RR".
Depois é só fixar cartazes na sala com estas regras criadas por eles.

A alfabetização não termina quando os alunos entram na fase de escrita alfabética.  Pelo contrário, um aluno recém-alfabetizado, ao escrever, percebe que um mesmo som pode ser grafado com diferentes letras e passa a encarar dúvidas de ortografia.
Então o desafio do professor agora é como trabalhar a ortografia com seus alunos.
A ortografia não deve ser trabalhada meio de atividades mecânicas e sem sentido para os alunos, ela precisa ser compreendida por meio de exercícios de reflexão.
O ponto de partida no trabalho deve ser um diagnóstico para identificar o que a turma já sabe e quais erros ortográficos são mais frequentes.
Em seguida, preparar exercícios, começando com a classificação de palavras.

Por exemplo, para o aluno compreender o emprego do r e rr, pode-se utilizar o texto abaixo, pedir para os alunos encontrarem palavras com r, rr e separarem as palavras em grupos parecidos no som ( r inicial, rr, r intercalado). Eles precisam perceber os sons e criar as regras para a grafia de palavras. Exemplo de regra:"Não começamos nem terminamos palavras com RR".
Depois é só fixar cartazes na sala com estas regras criadas por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário