Dicas Práticas de Leitura e Escrita na sala de aula
Leitura em sala de aula...
Para que os alunos possam ampliar seu conhecimento linguístico sobre uma
variedade de gêneros textuais, aprender a ler com diferentes propósitos
e, assim construir um repertório de texto e autores, sugerimos as dicas
a seguir:
Leia em voz alta todos os dias...
Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas, lendas.
Leia com os alunos em voz alta, todos os dias...
Parlendas, quadrinhas, trava-línguas, cantigas,poemas, adivinhas, e
outros textos memoráveis. Os textos podem estar no mural, em um
papel,com cópia para cada aluno, ou mesmo escrito na lousa.
Proponha momentos de leitura momento de leitura nos quais...
Possam explorar livros,revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura.
Possam ler com ajuda do professor com diferentes propósitos.
Possam ler com ajuda do professor, informações presentes no ambiente
escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da
escrita.
Leia em voz alta pelo menos uma vez por semana...
Um texto Informativo: artigos e notícia de jornal, textos informativos
sobre temas científicos (sobre animais, plantas, o corpo humano, os
planetas, etc.) E também (pelo menos uma vez no mês).Um texto
instrucional: regras de jogo, receitas culinárias...
Convide os alunos a lerem todos os dias...
Os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos
das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos
disponíveis na escola.
Mas atenção...
Sempre que possível leve o suporte no qual o texto foi selecionou foi
impresso. Se for uma notícia, procure levar todo o jornal para que todos
os alunos tenham contato com esse portador. Um conto? O livro. A regra
de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa do
jogo.
Finalmente, comece a aproveitar...
Os seus momentos de leitura em voz alta para favorecer a integração do
trabalho da leitura e de escrita com as demais áreas do currículo. Ao
selecionar uma notícia de jornal que trate da fauna e da flora e do meio
ambiente.
Redobre ainda mai a sua atenção...
No momento de selecionar os textos. Escolha sempre textos com qualidade.
Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do
texto. Estes textos pouco contribuem para a formação de seus alunos
enquanto leitores.
Escrita na sala de aula...
Proponha que os alunos escrevam todos os dias...
O próprio nome em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, consultando
ou não o cartaz com os nomes da turma. A data e m pelo menos em dos
trabalho do dia, copiando da lousa.
Escreva pelos alunos pelo menos uma vez por semana...
Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do
trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com nomes da turma
organizados em ordem alfabética, dos nomes e a date de nas cimento para
elaboração de agenda de aniversários, dos dias da semana, dos títulos
das cantigas trabalhadas. Cartas ou bilhetes produzida de forma conjunta
co a turma. A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda, - Eles
podem ditar o texto para que você escreva na lousa.
Escreva na frente deles todos os dias...
A lista da atividade da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os
nomes das duplas, dos grupos de trabalho, o título do texto que será
lido no momento da leitura.
Assim eles podem observar um "escritor" mais experiente escrevendo e
ampliar as noções de que já possuem sobre os procedimentos do ato de
escrever.
Fonte: Projeto Toda Força no 1º ano - Ler e Escrever - São Paulo
Dicas Práticas de Leitura e Escrita na sala de aula
Leitura em sala de aula...
Para que os alunos possam ampliar seu conhecimento linguístico sobre uma
variedade de gêneros textuais, aprender a ler com diferentes propósitos
e, assim construir um repertório de texto e autores, sugerimos as dicas
a seguir:
Leia em voz alta todos os dias...
Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas, lendas.
Leia com os alunos em voz alta, todos os dias...
Parlendas, quadrinhas, trava-línguas, cantigas,poemas, adivinhas, e
outros textos memoráveis. Os textos podem estar no mural, em um
papel,com cópia para cada aluno, ou mesmo escrito na lousa.
Proponha momentos de leitura momento de leitura nos quais...
Possam explorar livros,revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura.
Possam ler com ajuda do professor com diferentes propósitos.
Possam ler com ajuda do professor, informações presentes no ambiente
escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da
escrita.
Leia em voz alta pelo menos uma vez por semana...
Um texto Informativo: artigos e notícia de jornal, textos informativos
sobre temas científicos (sobre animais, plantas, o corpo humano, os
planetas, etc.) E também (pelo menos uma vez no mês).Um texto
instrucional: regras de jogo, receitas culinárias...
Convide os alunos a lerem todos os dias...
Os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos
das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos
disponíveis na escola.
Mas atenção...
Sempre que possível leve o suporte no qual o texto foi selecionou foi
impresso. Se for uma notícia, procure levar todo o jornal para que todos
os alunos tenham contato com esse portador. Um conto? O livro. A regra
de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa do
jogo.
Finalmente, comece a aproveitar...
Os seus momentos de leitura em voz alta para favorecer a integração do
trabalho da leitura e de escrita com as demais áreas do currículo. Ao
selecionar uma notícia de jornal que trate da fauna e da flora e do meio
ambiente.
Redobre ainda mai a sua atenção...
No momento de selecionar os textos. Escolha sempre textos com qualidade.
Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do
texto. Estes textos pouco contribuem para a formação de seus alunos
enquanto leitores.
Escrita na sala de aula...
Proponha que os alunos escrevam todos os dias...
O próprio nome em pelo menos um dos seus trabalhos do dia, consultando
ou não o cartaz com os nomes da turma. A data e m pelo menos em dos
trabalho do dia, copiando da lousa.
Escreva pelos alunos pelo menos uma vez por semana...
Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do
trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com nomes da turma
organizados em ordem alfabética, dos nomes e a date de nas cimento para
elaboração de agenda de aniversários, dos dias da semana, dos títulos
das cantigas trabalhadas. Cartas ou bilhetes produzida de forma conjunta
co a turma. A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda, - Eles
podem ditar o texto para que você escreva na lousa.
Escreva na frente deles todos os dias...
A lista da atividade da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os
nomes das duplas, dos grupos de trabalho, o título do texto que será
lido no momento da leitura.
Assim eles podem observar um "escritor" mais experiente escrevendo e
ampliar as noções de que já possuem sobre os procedimentos do ato de
escrever.
Fonte: Projeto Toda Força no 1º ano - Ler e Escrever - São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário