HORA DA LEITURA



Bem, vamos ver um pouquinho sobre esse momento que não pode deixar de ser prazeroso e mágico, tanto para os nossos alunos como para nós, educadores. É a hora da leitura!

Sabemos, que não devemos apresentar o mundo da leitura como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão. É fato, que estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia fatalmente irão resultar em desinteresse e rejeição em relação à escrita. Portanto, tornar a leitura significativa e atraente desde as etapas iniciais da alfabetização é de fundamental importância, de modo a contribuir para a formação de bons leitores.

Uma das coisas mais simples e mais preciosas que o alfabetizador pode fazer é reservar um tempo para ler em voz alta. Ao longo do ano letivo, além da leitura habitual das palavras ou frases que estão sendo ensinadas, ler para os alunos txtos diferentes, por exemplo:

▬ Anedotas, adivinhações;

▬ Materiais de propaganda;

▬ Anúncios variados (inclusive de empregos);

▬ Receita de cozinha (escolher receitas simples e econômicas - limonada, sopa, macarrão, por exemplo - ou então as receitas dos pratos oferecidos na merenda da escola. Convidar a merendeira para ditar a receita que o professor escreverá no quadro à vista dos alunos, é uma boa idéia);

▬ historinhas de acordo com a faixa etárea de seus alunos;

▬ notícias de jornal (algo que seja do interesse dos alunos e que tenha sido divulgado pela televisão ou rádio).

Dicas para a Leitura em Voz Alta
  • Escolha algo que você próprio aprecie.

  • Faça a leitura em tom normal, sem mudar a pronúncia, sem afetação, fazendo as pausas previstas pela pontuação. Mude de tom para realçar as passagens importantes. As emoções sugeridas pelo texto (medo, dúvida, surpresa, susto, alegria) devem aparecer em sua voz, sem exageros.

  • Leia o texto tal como ele é, sem alterar as palavras do altor.

  • Não leia durante muito tempo. Escolha, no início, textos curtos e adapte a hora da leitura à capacidade de atenção de sua turma.

  • Explore as ilustraçõs. Nos bons livros de literatura infantil, as ilustraçõs têm grande importância e enriquecem o significado do texto.
Obs. Se a sua turminha se mostrar inquieta, distraída ou impaciente, provavelmente o texto ou o momento para lê-lo, não foram bem escolhidos. Quando a história agrada, os alunos ficam super atentos e pedem para ouvi-la muitas vazes.



Bem, vamos ver um pouquinho sobre esse momento que não pode deixar de ser prazeroso e mágico, tanto para os nossos alunos como para nós, educadores. É a hora da leitura!

Sabemos, que não devemos apresentar o mundo da leitura como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão. É fato, que estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia fatalmente irão resultar em desinteresse e rejeição em relação à escrita. Portanto, tornar a leitura significativa e atraente desde as etapas iniciais da alfabetização é de fundamental importância, de modo a contribuir para a formação de bons leitores.

Uma das coisas mais simples e mais preciosas que o alfabetizador pode fazer é reservar um tempo para ler em voz alta. Ao longo do ano letivo, além da leitura habitual das palavras ou frases que estão sendo ensinadas, ler para os alunos txtos diferentes, por exemplo:

▬ Anedotas, adivinhações;

▬ Materiais de propaganda;

▬ Anúncios variados (inclusive de empregos);

▬ Receita de cozinha (escolher receitas simples e econômicas - limonada, sopa, macarrão, por exemplo - ou então as receitas dos pratos oferecidos na merenda da escola. Convidar a merendeira para ditar a receita que o professor escreverá no quadro à vista dos alunos, é uma boa idéia);

▬ historinhas de acordo com a faixa etárea de seus alunos;

▬ notícias de jornal (algo que seja do interesse dos alunos e que tenha sido divulgado pela televisão ou rádio).

Dicas para a Leitura em Voz Alta
  • Escolha algo que você próprio aprecie.

  • Faça a leitura em tom normal, sem mudar a pronúncia, sem afetação, fazendo as pausas previstas pela pontuação. Mude de tom para realçar as passagens importantes. As emoções sugeridas pelo texto (medo, dúvida, surpresa, susto, alegria) devem aparecer em sua voz, sem exageros.

  • Leia o texto tal como ele é, sem alterar as palavras do altor.

  • Não leia durante muito tempo. Escolha, no início, textos curtos e adapte a hora da leitura à capacidade de atenção de sua turma.

  • Explore as ilustraçõs. Nos bons livros de literatura infantil, as ilustraçõs têm grande importância e enriquecem o significado do texto.
Obs. Se a sua turminha se mostrar inquieta, distraída ou impaciente, provavelmente o texto ou o momento para lê-lo, não foram bem escolhidos. Quando a história agrada, os alunos ficam super atentos e pedem para ouvi-la muitas vazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário