quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CALENDÁRIOS 2016 PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES.


MEDIDA DE TEMPO - Calendário

O dia e  a semana
O ano e os meses
Diferentes calendários

Objetivos de aprendizagem:
* Identificar os dias da semana e a rotina semana
* Identificar o uso dos calendários.
* Localizar os fins de semana na semana.
* Identificar a duração dos meses e do ano.
* Nomear os meses do ano
* Identificar no calendário os meses de aula e os meses de férias.

     Gostaria de deixar uma dica para quem está iniciando, é importante para compreensão do aluno quanto a passagem dos dias que se use o calendário diariamente. Como? Você deve ter o seu fixado em um lugar de fácil acesso na sala, e o aluno, o dele de preferência colado no caderno. Ambos farão o registro colorindo aquele determinado dia. E é também bem interessante marcar os dias não letivos, costumo fazer isso de vermelho. 
Há várias maneiras gostosas de trabalhar o calendário, fazendo os registros, destacando o ano, quantidades de dias no mês, meses no ano, lista de aniversariantes, aniversariantes do mês, data de nascimento de cada um (tipo,sublinhe o mês que você nasceu, quantos anos você vai comemorar no próximo aniversário). Enfim, o tema é amplo ,necessário e interdisciplinar.
     Depois da exploração do calendário, você pode solicitar que façam as atividades que tratam da organização das semanas em agrupamentos de 7 dias, e da função da vida social e cotidiano do aluno.
para concluir o tema, verifique se o aluno é capaz de perceber o papel central do trabalho na sociedade. Pergunte, por exemplo por que acham que organizamos os dias em semana e fim de semana? Também, se os pais trabalham fora, quantos dias trabalham  e quantos dias não trabalham?
Explique o que é planejar, pensar em algumas coisas que gostariam de fazer e outras que são obrigados.
     Uma ideia legal é fazer em uma folha com  quadrados os dias da semana para preenchê-los com suas tarefas.Quanto ao ano e meses é necessário conhecer e saber o nome dos meses e a devida sequência.
     Outro ponto importante é não deixar de explicar sobre o ano bissexto.
     Espero que as dicas sejam proveitosas e estou aberta a mais ideias, fiquem a vontade para compartilhar e trocar ideias, gosto muito disso, use os comentários, muita coisa legal pode surgir.  

      Beijo no coração de cada um de vocês. Segue os calendários feitos com muito carinho:

       










0 comentários :

Postar um comentário