Antes
de dar a dica de uma atividade que utiliza-se os rótulos em sala de
aula, vou lembrar-lhes aqui neste momento as palavras de Emília Ferreiro
sobre criarmos em nossas salas de aula um ambiente alfabetizador que
segundo a mesma significa organizar a sala de aula de maneira que em
cada classe de alfabetização deve haver um "canto ou área de leitura"
onde se encontrem não só livros bem editados e ilustrados, como qualquer
tipo de material que contenha a escrita (jornais, revistas,
dicionários, folhetos, embalagens e rótulos
comerciais, receitas embalagens de medicamentos, etc.). E quanto mais
variado esse material, mais adequado para realizar diversas atividades
de exploração, classificação, busca de semelhanças e diferenças e para
que o professor, ao lê-los em voz alta, dê informações sobre "o que se
pode esperar de um texto" em função da categorização do objeto que
veicula. A ação docente, deve provocar múltiplas interações das crianças
com os materiais que estão em exposição e, mais que tudo, propôr situações de uso da linguagem escrita.
Agora que todos puderam refletir um pouquinho sobre criar, não apenas, um cantinho da leitura, mas principalmente um "ambiente alfabetizador"em sala de aula, vou dar a dica do Mural de Rótulos.
MURAL DOS RÓTULOS
▬ As crianças deverão trazer de casa uma "caixa vazia de pasta denta"l de qualquer marca para colocar no mural dos rótulos.
(você professor tem liberdade para escolher o produto que queira trabalhar)
▬ Você pode trabalhar com seus alunos as iniciais do mural dos rótulos perguntando:
- Quem tem o nome que começa com a letra igual à primeira letra da pasta dental?
- Com que letra começa? ____
- Com que letra termina? ____
Antes
de dar a dica de uma atividade que utiliza-se os rótulos em sala de
aula, vou lembrar-lhes aqui neste momento as palavras de Emília Ferreiro
sobre criarmos em nossas salas de aula um ambiente alfabetizador que
segundo a mesma significa organizar a sala de aula de maneira que em
cada classe de alfabetização deve haver um "canto ou área de leitura"
onde se encontrem não só livros bem editados e ilustrados, como qualquer
tipo de material que contenha a escrita (jornais, revistas,
dicionários, folhetos, embalagens e rótulos
comerciais, receitas embalagens de medicamentos, etc.). E quanto mais
variado esse material, mais adequado para realizar diversas atividades
de exploração, classificação, busca de semelhanças e diferenças e para
que o professor, ao lê-los em voz alta, dê informações sobre "o que se
pode esperar de um texto" em função da categorização do objeto que
veicula. A ação docente, deve provocar múltiplas interações das crianças
com os materiais que estão em exposição e, mais que tudo, propôr situações de uso da linguagem escrita.
Agora que todos puderam refletir um pouquinho sobre criar, não apenas, um cantinho da leitura, mas principalmente um "ambiente alfabetizador"em sala de aula, vou dar a dica do Mural de Rótulos.
MURAL DOS RÓTULOS
▬ As crianças deverão trazer de casa uma "caixa vazia de pasta denta"l de qualquer marca para colocar no mural dos rótulos.
(você professor tem liberdade para escolher o produto que queira trabalhar)
▬ Você pode trabalhar com seus alunos as iniciais do mural dos rótulos perguntando:
- Quem tem o nome que começa com a letra igual à primeira letra da pasta dental?
- Com que letra começa? ____
- Com que letra termina? ____
Nenhum comentário:
Postar um comentário