sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Pesquisas com seus alunos


    Qual é o professor que nunca pediu uma pesquisa aos seus alunos? Pesquisar, afinal, faz parte do aprendizado e quem consegue desenvolver estratégias de pesquisa, com o tempo, consegue pesquisar autonomamente.
           Durante alguns anos em que pedia pesquisas aos alunos, notei que muitos deles tinham bastante dificuldade em entregar um bom trabalho. Por meio de questionamentos com esses alunos de maior dificuldade, descobri que grande parte deles não tinha estratégias de pesquisa formadas, ou não tinha suporte de um adulto ou por fim não tinha a menor ideia de como realizar uma pesquisa.
             A solução era simples, afinal, minha profissão era ensinar! Se o aluno não compreende bem formas de pesquisa, eu tinha que lhe dar os subsídios para construir conhecimentos sobre procedimentos de pesquisa.
             Atualmente, muitos professores também notaram, com o material, o quão importante é ensinar, desde os anos de alfabetização, alunos a pesquisar. Esse material traz em cartazes diversas formas de pesquisa, que podem abrir os olhos de seus alunos ao mundo que não enxergavam antes, mostrar-lhes o quanto é válido e interessante pesquisar e melhorar ainda seu desempenho em aula.
              Uma das partes do projeto é a OBSERVAÇÃO. Observar também é uma forma de pesquisa, pois nos faz refletir. Para aprender, refletir é fundamental.

0 comentários :

Postar um comentário