Vou socializar com vocês uma “brincadeira” que faço na sala, com minha turma de 4° ano e eles amam. Dei o nome de Gincana do Saber, onde o objetivo principal é resgatar os conteúdos dados ao longo do ano e que normalmente são esquecidos, quando não trabalhados. Arrumei uma maneira de estar fazendo esta viagem ao passado e memorizando conceitos de forma divertida.
Você vai precisar de:
· Uma caixa, que deve ser forrada de maneira divertida e atraente, com um buraco onde o aluno possa colocar sua mão, para retirar as perguntas.
Caixa do conhecimento
· Dentro da caixa, na medida em que o ano vai passando, você coloca perguntas novas, mas não tire as antigas, pois o objetivo é voltar no tempo.
· Exemplo de perguntas: O que é uma célula? Quem descobriu o Brasil? O que são artigos indefinidos? O que é um substantivo próprio, escreva 3 exemplos no quadro, fale a tabuada de 8, qual é o quíntuplo de 69? E por aí vai...
· A criança é escolhida através de um sorteio. Tenho uma caixinha com o nome de todas, assim, não existe proteção, somente sorte.
· O aluno tira a pergunta, se souber a resposta, lê a pergunta em voz alta para a sala e responde. Se não souber é ponto para o outro grupo. (no caso eu estou fazendo meninos contra meninas)
· Faço esta atividade no final de aula, quando todos colaboraram e eu consegui passar os conteúdos sem problemas. Como prêmio, nós brincamos.
· Depois, as perguntas voltam para a caixa, pois no dia seguinte podem ser tiradas novamente, e quem esteve atento conseguirá responder sem problemas.
Vou socializar com vocês uma “brincadeira” que faço na sala, com minha turma de 4° ano e eles amam. Dei o nome de Gincana do Saber, onde o objetivo principal é resgatar os conteúdos dados ao longo do ano e que normalmente são esquecidos, quando não trabalhados. Arrumei uma maneira de estar fazendo esta viagem ao passado e memorizando conceitos de forma divertida.
Você vai precisar de:
· Uma caixa, que deve ser forrada de maneira divertida e atraente, com um buraco onde o aluno possa colocar sua mão, para retirar as perguntas.
Caixa do conhecimento
· Dentro da caixa, na medida em que o ano vai passando, você coloca perguntas novas, mas não tire as antigas, pois o objetivo é voltar no tempo.
· Exemplo de perguntas: O que é uma célula? Quem descobriu o Brasil? O que são artigos indefinidos? O que é um substantivo próprio, escreva 3 exemplos no quadro, fale a tabuada de 8, qual é o quíntuplo de 69? E por aí vai...
· A criança é escolhida através de um sorteio. Tenho uma caixinha com o nome de todas, assim, não existe proteção, somente sorte.
· O aluno tira a pergunta, se souber a resposta, lê a pergunta em voz alta para a sala e responde. Se não souber é ponto para o outro grupo. (no caso eu estou fazendo meninos contra meninas)
· Faço esta atividade no final de aula, quando todos colaboraram e eu consegui passar os conteúdos sem problemas. Como prêmio, nós brincamos.
· Depois, as perguntas voltam para a caixa, pois no dia seguinte podem ser tiradas novamente, e quem esteve atento conseguirá responder sem problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário